Formação de Preços na Cooperativa Agropecuária CALU: o Dilema da Produção do Leite

Mônica Aparecida Ferreira, Camilla Soueneta Nascimento Nganga, Taís Duarte Silva, Amanda Rosa Santana, Gilberto José Miranda, Edvalda Araujo Leal

Resumo


Contexto e objetivo: Este caso para ensino tem como objetivo estimular o entendimento de aspectos relacionados à gestão de custos e às abordagens utilizadas para a determinação de preço de venda. Elaborado para ser discutido em cursos de graduação, nas disciplinas na área de Contabilidade Gerencial, especificamente, na Gestão de Custos, o caso trata de um problema enfrentado por uma cooperativa de leite em que os cooperados são responsáveis por fornecer a principal matéria-prima da produção: o leite. Desse modo, esses cooperados entendem que deveriam receber um pagamento que correspondesse às suas expectativas, pois foi para isso que criaram a cooperativa, não sendo, entretanto, o que tem acontecido.

Método: Os dados para a elaboração do caso foram obtidos pelo uso da técnica de entrevistas semi-estruturadas realizadas com os gestores. Foi realizada uma visita à fabrica da cooperativa, a fim de conhecer o processo produtivo e aplicou-se também a pesquisa documental autorizada pela empresa.

Resultados esperados: Espera-se que o caso promova nos participantes uma reflexão acerca da gestão de custos e das abordagens propostas para a formação de preço de venda envolvendo os consumidores e concorrência. O caso propõe, ainda, que seja realizada a análise da margem de contribuição dos produtos no processo decisorial da organização em estudo.

Palavras-chave


Gestão de preço; Cooperativa; Custos

Texto completo:

PORTUGUÊS ENGLISH (English)

Referências


Bruni, A. L. & Famá, R. (2008). Gestão de custos e formação de preços: com aplicações na calculadora HP 12C e Excel. 5ª. ed. São Paulo: Atlas.

Carli, S. B.; Marcello, I. E.; Gomes, G., & Hein, N. (2012). Métodos de atribuição de custos conjuntos aplicados ao setor de laticínio: estudo de caso no laticínio Boa Esperança do Iguaçu Ltda. Revista Custo e @gronegócio (online), Recife, 8(1), pp. 02-23.

Canever, F. P.; Lunkes, R. J.; Schnorrenberger, D. & Gasparetto, V. (2012). Formação de Preços: um estudo em empresas industriais de Santa Catarina. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (online), Rio de Janeiro, 17(2), pp. 14-27

Catelli, A. (coordenador). (2007). Controladoria: uma abordagem da gestão econômica – GECON. São Paulo: Atlas.

Horngren, C. T.; Datar, S. M.; Foster, G. (2006). Contabilidade de Custos: uma abordagem gerencial. 11ª. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Maher, M. (2001). Contabilidade de custos: criando valor para a administração. São Paulo: Atlas.

Martins, E.(2008). Contabilidade de Custos. 9ª. ed. São Paulo: Atlas.

Megliorini, E. (2007). Custos: análise e gestão. 2ª. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall.




DOI: http://dx.doi.org/10.17524/repec.v12i1.1574

Creative Commons License
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.


ISSN 1981-8610

DOI 10.17524/repec

Indexação da REPeC: Indexadores e Diretórios


Endereço postal

Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON)

SAS Quadra 5, Bloco J, Edifício do CFC

CEP 70.070-920 - Brasília/DF - Brasil