A percepção sobre ética de estudantes de curso de graduação em Ciências Contábeis

Autores

  • Carlos Alberto Diehl Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Andréia Ciryno de Freitas UNISINOS
  • Clea Beatriz Macagnan UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v5i1.228

Palavras-chave:

Ética Profissional, Formação Profissional, Contabilista, Kant.

Resumo

A sociedade atual passa por uma crise moral que é diariamente noticiada pelos meios de comunicação sob a forma de violência, corrupção e fraudes, entre outros. Nesse contexto, o uso da palavra moral tem sido trivial, muitas vezes com certa debilidade semântica. É necessário, então, reabilitar o exato sentido do termo, bem como seu estudo,objeto de interesse da ética. Assim, o objetivo desse artigo é traçar a percepção sobre o perfil prático moral e teórico moral de contabilistas em processo de formação. Para tanto,é realizada uma pesquisa quantitativa com graduandos de Contabilidade em uma IES por meio de questionários fechados, com 232 alunos, sob a ótica da ética kantiana. Os resultados indicam que os alunos têm julgamento moral condizente com o perfil esperado de futuros profissionais, sendo o aprendizado maior para aqueles mais próximos do final do curso. No entanto, apresentam lacunas em sua formação, ao não entenderem claramente o conceito de ética, bem como não conhecerem o Código de Ética Profissional do Contabilista, embora o julguem importante. Os resultados indicam uma tendência a agir de acordo com inclinações, ferindo o princípio do imperativo categórico de Kant.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Diehl, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Prof Titular do PPG em Ciências Contábeis da Unisinos Editor da Revista BASE

Andréia Ciryno de Freitas, UNISINOS

Bacharel em Ciências Contábeis Bacharel em Filosofia

Clea Beatriz Macagnan, UNISINOS

Coordenadora do PPG em Ciências Contábeis da Unisinos

Publicado

27-04-2011

Como Citar

Diehl, C. A., de Freitas, A. C., & Macagnan, C. B. (2011). A percepção sobre ética de estudantes de curso de graduação em Ciências Contábeis. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 5(1), 21–49. https://doi.org/10.17524/repec.v5i1.228

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)