ENADE e Proposta Curricular do CFC: Um Estudo em Cursos Brasileiros de Ciências Contábeis

Autores

  • Vanessa Ramos Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Gilberto José Miranda Universidade Federal de Uberlândia
  • Janser Moura Pereira Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v11i3.1479

Palavras-chave:

Educação Contábil, Conselho Federal de Contabilidade, Currículo

Resumo

Objetivo: este estudo teve o objetivo de avaliar se as instituições que oferecem o curso de Ciências Contábeis com fluxos curriculares mais próximos à proposta curricular do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) apresentam maiores notas no ENADE. Método: na coleta de dados foram visitados os sítios eletrônicos de todos os cursos de Ciências Contábeis participantes do ENADE em 2012, tendo sido localizadas informações de 447 instituições, as quais compuseram a amostra do estudo. Na análise dos dados foram utilizados: estatística descritiva e o teste de Wilcoxon. Resultados: os principais achados do estudo demonstram que os currículos acadêmicos das instituições públicas do tipo universidade têm maior proximidade com os conteúdos da proposta do CFC. Os testes ainda evidenciaram que as melhores notas do ENADE do ano de 2012 também foram de IES do tipo universidade, com administração pública. Contribuições: a pesquisa contribui no sentido de evidenciar que os currículos brasileiros do curso de Ciências Contábeis são bastante divergentes da proposta curricular do CFC. Evidencia também que o maior alinhamento à referida proposta tende a estar associado a maiores notas no ENADE, o que valoriza a proposta enquanto parâmetro para novas revisões curriculares no Brasil.

Biografia do Autor

Vanessa Ramos Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Ciências Contábeis pela UFU

Gilberto José Miranda, Universidade Federal de Uberlândia

Professor do Programa de Pós-Graduação Sricto Sensu em Contabilidade da Universidade Federal de Uberlândia

Janser Moura Pereira, Universidade Federal de Uberlândia

Professor do PPGCC-UFU

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Publicado

19-08-2017

Como Citar

Silva, V. R., Miranda, G. J., & Pereira, J. M. (2017). ENADE e Proposta Curricular do CFC: Um Estudo em Cursos Brasileiros de Ciências Contábeis. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 11(3). https://doi.org/10.17524/repec.v11i3.1479

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