O valor adicionado dos cursos de ciências contábeis: um estudo na região Sudeste do Brasil

  • Silvana Cristina dos Santos Professor II da Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu
  • Cristiano Machado Costa Professor Assistente II na Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Palavras-chave: Ciências Contábeis, Ensino Superior, Valor Adicionado

Resumo

Nos últimos anos, a profissão contábil tem passado por diversas mudanças. O papel do contador na sociedade tem evoluído, tornando a sua função mais sofisticada e sua formação acadêmica primordial para a execução das tarefas das empresas. Nesse contexto, este artigo busca identificar os fatores que explicam o Valor Adicionado pelas Instituições de Ensino Superior aos alunos do curso de Ciências Contábeis. Para tanto, utiliza-se os resultados da prova de conhecimentos específicos do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2009, tendo como amostra 251 cursos de Ciências Contábeis da região Sudeste. Na análise empírica dos dados, fez-se uso das estatísticas descritivas e de modelos de regressão linear. Com base na metodologia do valor adicionado, aplicou-se a teoria da Função de Produção, controlando-se características individuais e socioeconômicas dos alunos. Os resultados sugerem que os principais determinantes do Valor Adicionado são os seguintes: a existência de um plano de ensino, a quantidade de alunos que recebem bolsas de estudos e o tamanho do corpo discente.

Biografia do Autor

Silvana Cristina dos Santos, Professor II da Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu
Mestre em Ciências Contábeis pela Fucape Business School
Cristiano Machado Costa, Professor Assistente II na Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Ph.D. em Economia pela University of Pennsylvania

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Publicado
31-03-2015
Como Citar
dos Santos, S. C., & Costa, C. M. (2015). O valor adicionado dos cursos de ciências contábeis: um estudo na região Sudeste do Brasil. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 9(1). https://doi.org/10.17524/repec.v9i1.1110
Seção
Artigos