Inflação Interna, Gestão e Controle de Custos: uma Experiência de Sucesso em uma Multinacional Brasileira

Autores

  • Ricardo Vinícius Dias Jordão Center for Advanced Studies in Management and Economics (UE), Português Swiss Management Center, Switzerland
  • Cleonice Rodrigues Barbosa FPL
  • Paulo Tarso Resende FDC

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v12i1.1642

Palavras-chave:

Sistema de Controle e contabilidade gerencial, Gestão de custos e formação de preços, Inflação interna, Corporações multinacionais (MNCs), Mercados emergentes

Resumo

Objetivo: Analisar as contribuições do dimensionamento da inflação interna para estratégias de gestão e controle de custos e formação de preços em uma corporação multinacional (MNC). Metodologia: Consistiu no desenvolvimento de uma abordagem específica para o cálculo do índice de preços próprios (IPP), alicerçada em um estudo de caso quantitativo e qualitativo de abordagem descritiva em uma MNC de classe mundial. Resultados: Baseado nas teorias de estratégia e controle gerencial foi possível concluir que (i) a MNC obteve benefícios em usar uma metodologia específica ao invés de índices de inflação tradicionais do mercado; e que (ii) o IPP foi uma ferramenta de controle e contabilidade gerencial capaz de instrumentalizar a empresa, diferenciando-a nas negociações de preço em sua respectiva cadeia produtiva. Em conjunto, percebeu-se o (iii) quão importante é a utilização efetiva do IPP para a empresa conhecer profundamente seus custos, contabilizá-los, controlá-los e geri-los adequadamente, estabelecendo uma política de preços condizente com os seus objetivos estratégicos. Contribuições: Além da originalidade da pesquisa, advinda da carência de estudos sobre inflação interna no contexto de indústrias MNCs, o estudo amplia o corpo teórico sobre o tema, evidenciando também o papel do IPP como ferramenta de gestão e controle de custos e formação de preços em MNCs – questão que interessa a grande parte das empresas, estudiosos e sociedade, em função da relevância desse tipo de empresas para a economia e o mercado.

Biografia do Autor

Ricardo Vinícius Dias Jordão, Center for Advanced Studies in Management and Economics (UE), Português Swiss Management Center, Switzerland

PhD in Management, Accounting and Finance pelo Center for Advanced Studies in Management and Economics (UE) em associação com o Swiss Management Center, Switzerland Prof. do Programa de Pós-graduação em Administração da FPL

Cleonice Rodrigues Barbosa, FPL

Mestre em Administração pela FPL

Paulo Tarso Resende, FDC

Prof da FDC

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Publicado

23-03-2018

Como Citar

Jordão, R. V. D., Barbosa, C. R., & Resende, P. T. (2018). Inflação Interna, Gestão e Controle de Custos: uma Experiência de Sucesso em uma Multinacional Brasileira. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 12(1). https://doi.org/10.17524/repec.v12i1.1642

Edição

Seção

Artigos