Práticas Gerenciais em MPE’s do comércio de confecções da cidade de Sousa – PB

Autores

  • José Ribamar Marques de Carvalho Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais
  • Maria das Dores Lima Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v5i3.191

Palavras-chave:

Micro e Pequenas Empresas. Práticas Gerenciais. Comércio Varejista de Confecções.

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar quais as práticas gerenciais utilizadas pelas micro e pequenas empresas do setor de confecções da cidade de Sousa/PB, bem como identificar clusters de acordo com as opiniões dos gestores entrevistados, visando conhecer melhor as estratégias utilizadas nessas organizações em relação às práticas de gerenciamento. O método utilizado foi o dedutivo e a pesquisa foi do tipo exploratória, com abordagem quantitativa e caráter descritivo. A amostragem foi do tipo não probabilística e contemplou 45 empresas. Os resultados apontam de uma maneira geral que as empresas do comércio varejista de confecções da cidade de Sousa/PB fazem uso de práticas gerenciais com ordenação intuitiva e baseada na experiência de cada gestor, no entanto, isso ocorre de forma desordenada e de maneira informal sem definir um plano estruturado e consistente capaz de amenizar os gargalos existentes no processo de decisão, bem como as mutações constantes nos cenários em que se encontram inseridas. Sugere-se que o estudo seja replicado com o uso de escala de Likert e com um maior número de empresas, bem como em outros segmentos de modo quese se possa visualizar resultados mais satisfatórios.

Biografia do Autor

José Ribamar Marques de Carvalho, Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais

Mestre em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN. Doutorando em recursos naturais - PPGRN/UFCG. Professor da Unidade Acadêmica de Ciências Contábeis da UFCG.

Maria das Dores Lima, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em Ciências Contábeis UFCG.

Downloads

Publicado

16-11-2011

Como Citar

Marques de Carvalho, J. R., & Lima, M. das D. (2011). Práticas Gerenciais em MPE’s do comércio de confecções da cidade de Sousa – PB. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 5(3). https://doi.org/10.17524/repec.v5i3.191

Edição

Seção

Artigos