ÉTICA PROFISSIONAL CONTÁBIL: UMA ANÁLISE VISUAL DA PERCEPÇÃO PÚBLICA

Autores

  • Renato Ferreira Leitão Azevedo University of Illinois at Urbana-Champaign / Universidade de São Paulo
  • Edgard Bruno Cornachione Junior Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v6i1.237

Palavras-chave:

Ética profissional, Contabilidade, Estereótipos, Percepção pública.

Resumo

O declínio do número e da qualidade dos estudantes de Contabilidade tem sido mundialmente uma fonte de preocupação de acadêmicos e profissionais. Esse fato, de acordo com Albrecht e Sack (2000), se dá em função de diversos fatores, como mudanças no ambiente empresarial, a diminuição nos níveis de salário da profissão, o aparecimento de outras carreiras como alternativas mais atraentes aos estudantes e a falta de informação e/ou desentendimento sobre a carreira de Contabilidade. Para Carnegie e Napier (2010), é importante a compreensão das imagens externas da Contabilidade e dos contadores para a apreciação dos papéis desses profissionais em um contexto social mais amplo. Nessa direção, para Belski et al. (2004), o sucesso da profissão de Contabilidade depende largamente de como a profissão é vista pelo público, sendo que a imagem da profissão de Contabilidade foi abalada no passado recente pela ampla publicidade de fraudes, escândalos e falências envolvendo firmas e profissionais de Contabilidade. Para contribuir com o entendimento desse fenômeno, o objetivo desta pesquisa é identificar e analisar se os profissionais de Contabilidade são estereotipados de maneira negativa pela percepção pública em relação à ética. Por meio de uma pesquisa de campo envolvendo 1.034 respondentes selecionados aleatoriamente, com a utilização de um fotoquestionário adaptado, e por utilização de testes de diferença de médias, concluiu-se pela rejeição da hipótese central, não sendo possível afirmar que os profissionais de Contabilidade são negativamente estereotipados no que tange a sua ética profissional, contradizendo autores da literatura. Não foram encontradas diferenças significativas em função do gênero, formação profissional e níveis de escolaridade dos respondentes, além de ser possível afirmar uma percepção positiva por meio da análise dos intervalos de confiança. Limitações e recomendações para trabalhos futuros estão ambos presentes na última seção.

Biografia do Autor

Renato Ferreira Leitão Azevedo, University of Illinois at Urbana-Champaign / Universidade de São Paulo

Doutorando em Human Resource Education - PhD Program do Department of Education Policy, Organization and Leadership, no College of Education da University of Illinois at Urbana-Champaign (UIUC). Mestre em Ciências Contábeis (Controladoria e Contabilidade da FEA/USP), com linha de pesquisa de Educação e Pesquisa em Contabilidade, bolsista pela CAPES, tendo recebido menção honrosa e prêmio de melhor trabalho de mestrado apresentado em 2010 no PPGCC/FEA/USP, pela dissertação intitulada: A Percepção Pública sobre os Contadores: Bem ou Mal na Foto?;. É Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), tendo sido agraciado com o Prêmio Prof. Dr. Ary Toríbio de Melhor Trabalho de Conclusão de Curso - Ciências Contábeis - FEA/USP. Bacharel em Sistemas de Informação e Graduado em Desenvolvimento de Banco de Dados pela Universidade Anhembi Morumbi (2006) e Técnico em Processamento de Dados pelo Colégio São Luís-SP (2002). Atua como Assistente da Coordenação do Consórcio bi-lateral BRASIL-EUA de Mobilidade Estudantil FIPSE/CAPES 063/08 - Global Talent Development for Sustainable Agricultural & Environmental Sciences Fields, entre USP/UnB & UIUC/UMN. É membro do Academy of Human Resource Development (AHRD). É também Membro e Pesquisador do Grupo de Estudos Coreanos - USP e foi Visiting Graduate Student do Center for Korean Studies (UCLA), com bolsa da Academy of Korean Studies para Winter quarter 2010. Atua como Instrutor no MBA Controller da FIPECAFI desde Julho, 2009, para os cursos de Cases em Controladoria e Jogos de Empresa. É professor da Faculdade Sumaré desde o início de 2009 para os cursos de Teoria da Contabilidade, Introdução a Contabilidade I e II e Comportamento Organizacional. Foi Visiting Scholar da Mercer University em Atlanta, Estados Unidos (2009). Lecionou a disciplina de EAC 442 - Sistemas de Informações Contábeis na FEA-USP como colaborador. Foi pesquisador-bolsista da University of California, Los Angeles (UCLA), com pesquisa no Center for Korean Studies (2008). Desempenhou Monitoria Voluntária (Teacher Assistant) da disciplina EAC-111 Noções de Contabilidade para Administradores, na FEA-USP e foi Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC-CNPq - 2006/2007). Foi também Monitor e Assistente de Pesquisa do Laboratório de Tecnologia e Sistemas de Informação - TECSI/FEA/USP, para disciplinas como Sistemas de Informações Contábeis, Teoria Geral dos Sistemas, Auditoria de Sistemas, dentre outras. Eleito Vice-Representante Discente de Pós-Graduação no Conselho do Departamento de Contabilidade, da FEA-USP 2008/2009, foi Representante Discente na Comissão Coordenadora de Programa (CCP) do Departamento de Contabilidade e Atuária e também da Comissão de Bolsas (2009). Foi Diretor de Relações Institucionais do Centro Acadêmico Visconde de Cairu da FEA-USP para a Gestão 2007/2008. E foi também Representante Discente dos Conselhos de Pesquisa da FEA-USP e Representante Discente do Departamento de Ciências Contábeis e Atuária da FEA-USP (2007). Desempenhou tutoria da equipe vinculada ao Projeto Conexão do Programa de Extensão de Serviços à Comunidade (PESC) da FEA/USP. Possui trabalhos acadêmicos publicados na Argentina, Brasil, Estados Unidos, França, Finlândia e Turquia, e palestras realizadas em universidades no Brasil, México e Estados Unidos. É revisor voluntário da Academy of Human Resource Development, para a track Theory and Foundations of HRD - 2011 Conference in Americas - Chicago, USA.

Edgard Bruno Cornachione Junior, Universidade de São Paulo

Possui graduação (1990), mestrado (1994), doutorado (1999) e livre-docência (2004) em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (USP). Concluiu seu segundo doutorado em 2008 pela University of Illinois at Urbana-Champagn (EUA) na área de Human Resource Education (PhD), com pesquisa sobre uso de tecnologias instrucionais avançadas em programas oferecidos na modalidade online e em modelos de treinamento e desenvolvimento. Concluiu estudos de pós-doutoramento na University of Illinois at Urbana-Champaign, EUA (2003) e participou do programa Colloquium on Participant-Centered Learning (CPCL) da Harvard Business School, EUA (2004). É professor titular (MS-6) da Universidade de São Paulo (USP) e Chefe do Departamento de Contabilidade e Atuária (EAC-FEA-USP)

Publicado

27-03-2012

Como Citar

Azevedo, R. F. L., & Cornachione Junior, E. B. (2012). ÉTICA PROFISSIONAL CONTÁBIL: UMA ANÁLISE VISUAL DA PERCEPÇÃO PÚBLICA. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 6(1). https://doi.org/10.17524/repec.v6i1.237

Edição

Seção

Artigos