O poder do periódico científico na construção da representação de pesquisa científica

Autores

  • Iracema Raimunda Brito Neves Aragão UEFS
  • Gilberto de Andrade Martins Universidade de São Paulo (USP)
  • Valdir Heitor Barzotto Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v13i1.2071

Palavras-chave:

Periódico contábil, representações sociais, produção científica

Resumo

Objetivo: Conhecer a concepção de produção científica representada por meio da política da Revista Contabilidade e Finanças (RC&F).

Método: O estudo tem abordagem qualitativa e quantitativa. O trabalho descritivo foi desenvolvido por meio da análise de conteúdo de Bardin (2016) e por meio do software UCINET 6. As inferências foram realizadas por meio da estatística básica (percentuais).

Resultados: Os editores associados da RC&F são conselheiros de expressiva força ideológica no periódico. Os atributos relevância e ineditismo alicerçam a concepção de produção científica da RC&F, tal concepção guarda influência da Universidade de São Paulo, e de outras entidades técnicas, de educação e pesquisa nacionais e internacionais.

Contribuições: Os atributos norteadores da concepção de ciência veiculada pela RC&F podem gerar ruídos de comunicação por causa da subjetividade que esses expressam. Fato que pode acarretar em reprodução de temáticas, metodologias e teorias na busca um modelo de produção científica “relevante”, apesar de constar da política editorial da revista a ideologia do ineditismo e da “pluralidade ontológica e epistemológica”. Percebe-se efeito “propagandístico” pelo uso dos verbos divulgar e disseminar. Além disso, os artigos precisam ser inéditos e teóricos, já os trabalhos requerem o atributo teórico-empírico, ainda que na prática a RC&F.

Biografia do Autor

Iracema Raimunda Brito Neves Aragão, UEFS

Professora assistente da UEFS. Doutoranda em Controladoria e Contabilidade da FEA/USP.

Publicado

29-03-2019

Como Citar

Raimunda Brito Neves Aragão, I., Martins, G. de A., & Barzotto, V. H. (2019). O poder do periódico científico na construção da representação de pesquisa científica. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 13(1). https://doi.org/10.17524/repec.v13i1.2071

Edição

Seção

Artigos