A EVOLUÇÃO DA RSC NO BRASIL ENTRE AS EMPRESAS LISTADAS NA BOVESPA

Autores

  • Ana Gisbert Universidad Autónoma de Madrid
  • Vitória Lunardi Universidad Autónoma de Madrid

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v6i1.212

Palavras-chave:

Responsabilidad social corporativa, Informes socio-ambientales, Sostenibilidad

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar os avanços em responsabilidade social no Brasil, enfatizando o tipo de informação apresentada e o nível dos investimentos realizados durante o período 2003-2007. A análise empírica está baseada no conteúdo dos relatórios de RSC publicados pelas empresas com cotação na Bovespa, entre as quais estão as companhias que compõem a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial e Responsabilidade Social Corporativa da bolsa de valores de São Paulo (Bovespa). A amostra analisada está composta por 48 companhias com cotação. Na análise empírica foi analisado o conteúdo dos relatórios anuais das empresas da amostra entre os anos de 2003 e 2007. Todos os projetos em RSC desenvolvidos pelas companhias da amostra foram classificados em 11 categorias, bem como em três grandes grupos de investimento: externo, interno e do meio ambiente. Os resultados deixam evidente a necessidade de potencializar a padronização do formato de apresentação dos relatórios de responsabilidade social corporativa devido à ausência de uniformidade. Observa-se também que as empresas investem em projetos que, na maioria dos casos, estão estritamente relacionados com a atividade principal que desenvolvem. Em relação ao crescimento do investimento, o maior avanço durante o período temporal analisado está no investimento externo, embora o investimento durante o período temporal tenha aumentado de forma considerável. O investimento do meio ambiente é que se manteve estável, devido especialmente a uma significativa redução no setor petrolífero.

Biografia do Autor

Ana Gisbert, Universidad Autónoma de Madrid

Profesora de la Universidad Autónoma de Madrid. Doctora en Contabilidad y Organización de Empresas y Licenciada en Administración de Empresas por la Universidad Autónoma de Madrid es autora de distintos trabajos en revistas científicas y profesionales de ámbito nacional centrados en la relevancia de la información financiera en los mercados, la gestión del resultado, la revelación de información voluntaria y su relación con la estructura de gobierno corporativo, así como sobre el proceso de armonización contable internacional y el impacto de los avances normativos en la información financiera. Además, ha participado en la elaboración de diversos capítulos en publicaciones sobre las Normas Internacionales de Información Financiera. La Dra. Gisbert ha participado en proyectos de investigación nacionales directamente relacionados con su temática de investigación y ha sido miembro del proyecto de investigación europeo HARMONIA (2001-2005), centrado en el proceso de armonización contable en Europa. La Dra. Gisbert ha participado como ponente en numerosos congresos nacionales e internacionales de ámbito científico y profesional y colabora periódicamente como evaluadora en el Journal of Management and Governance, Revista Española de Financiación y Contabilidad y en la Revista de Contabilidad.

Vitória Lunardi, Universidad Autónoma de Madrid

Graduada em Ciências Contábeis pela UNISINOS, pós-graduada em Docência para o Ensino da Matemática pela Feevale, Doutoranda em Contabilidade e Organização de Empresas pela Universidade Autônoma de Madri (Espanha). Possui Diploma de Estudos Avançados em Contabilidade e Organização de Empresas pela Universidade Autônoma de Madri. Professora Universitária, palestrante e investigadora nas áreas de Responsabilidade Social Corporativa e Governança Corporativa. Têm experiência profissional nas áreas de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, administração financeira, auditoria de controles internos, gestão de resultados, contabilidade gerencial, análise de investimento socioambiental, responsabilidade social corporativa e formação do Balanço Social.

Publicado

27-03-2012

Como Citar

Gisbert, A., & Lunardi, V. (2012). A EVOLUÇÃO DA RSC NO BRASIL ENTRE AS EMPRESAS LISTADAS NA BOVESPA. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 6(1). https://doi.org/10.17524/repec.v6i1.212

Edição

Seção

Artigos