VARIÁVEIS QUE INFLUENCIAM A ESCOLHA DOS ESTUDANTES POR CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A DISTÂNCIA NA ÁREA DE NEGÓCIOS

Autores

  • Eduardo Mendes Nascimento Professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Jacqueline Veneroso Alves da Cunha Professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Marcia Athayde Matias Professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Edgard Bruno Cornacchione Junior Professor da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v8i1.999

Palavras-chave:

Ensino a Distância, EaD, Pós-Graduação, MBA.

Resumo

Baseando-se na Teoria da Avaliação Orientada ao Usuário de Scriven o objetivo geral deste estudo foi identificar e analisar o grau de importância atribuído por estudantes brasileiros às variáveis que os influenciam nas escolhas por cursos de pós-graduação lato sensu a distância na área de negócios. A pesquisa é classificada como descritiva e utilizou-se de questionário eletrônico para levantamento dos dados, com a participação de 354 estudantes de cursos de pós-graduação lato sensu a distância na área de negócios, de algumas localidades brasileiras. O questionário foi composto de 16 variáveis para as quais os estudantes deveriam atribuir nota de 0 a 10. Os resultados indicaram que 04 variáveis tiveram média da nota acima de 9, sendo a variável flexibilidade o principal fator considerado pelos respondentes na escolha de um curso EaD. Assim, fica evidente que a possibilidade de poder estruturar o curso conforme sua disponibilidade de tempo é fundamental para os estudantes. Mas, dispor de um corpo docente capacitado (2ª variável mais influente) e de um currículo adequado às suas necessidades pedagógicas (4ª) também são características essenciais. Por fim, custo foi apontada pelos respondentes como a terceira variável mais importante. Alguns autores, inclusive, consideram-na decisiva na escolha dos estudantes em razão de os cursos EaD serem frequentemente mais baratos que os cursos presenciais. Verificou-se, ainda, que as mulheres atribuem maior valor às variáveis internas pesquisadas do que os homens. Além disso, constatou-se que a localização do polo de apoio é determinante para a escolha do curso.

Biografia do Autor

Eduardo Mendes Nascimento, Professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestre em Ciências Contábeis pela UFMG

Jacqueline Veneroso Alves da Cunha, Professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela USP

Marcia Athayde Matias, Professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela USP

Edgard Bruno Cornacchione Junior, Professor da Universidade de São Paulo

Livre Docente em Ciências Contábeis (USP) e Ph. D. em Educação (University of Illinois)

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Publicado

31-03-2014

Como Citar

Nascimento, E. M., Cunha, J. V. A. da, Matias, M. A., & Cornacchione Junior, E. B. (2014). VARIÁVEIS QUE INFLUENCIAM A ESCOLHA DOS ESTUDANTES POR CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A DISTÂNCIA NA ÁREA DE NEGÓCIOS. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 8(1). https://doi.org/10.17524/repec.v8i1.999

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