Fatores que Influenciam o Processo de Ensino-Aprendizagem sob a Perspectiva de Estudantes do Curso de Ciências Contábeis: Análise em uma Instituição de Ensino Superior de Minas Gerais

Autores

  • Caroline Stéffani Santos Nério Pavione Analista Contábil na empresa Construtora Brasil S.A.
  • Bruna Camargos Avelino Professora Assistente do Departamento de Ciências Contábeis da UFMG Doutoranda em Controladoria e Contabilidade (FEA/USP)
  • José Roberto de Souza Francisco Professor-Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v10i2.1371

Palavras-chave:

Ciências Contábeis, Ensino-Aprendizagem, Estudantes, Professores.

Resumo

O objetivo deste estudo consiste em identificar os fatores que influenciam o processo de ensino-aprendizagem sob a perspectiva de estudantes do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior (IES) de Minas Gerais. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de um questionário, totalizando 124 respostas válidas. Os resultados foram consubstanciados e confrontados com as percepções obtidas também por outras pesquisas já realizadas. Em destaque, diante das variáveis que mais influenciavam o aluno em seu processo de ensino-aprendizagem, conforme a perspectiva dos próprios estudantes, obteve-se: “didática do professor (forma como o professor conduz a aula, interage com os alunos e proporciona um ambiente de aprendizado)”; “estrutura do conteúdo da disciplina”; “desejo de aprender o assunto (motivação pessoal com a disciplina)”; e “biblioteca equipada com um extenso acervo de livros e instalações adequadas”, cada uma de uma dimensão: professor, assunto, aluno e instituição. Foi possível identificar, ainda, quais as atitudes provenientes dos alunos e dos professores que, na visão dos estudantes, mais influenciavam de forma negativa o alcance do ensino-aprendizado ideal. Como resultado, as quatro atitudes mais pontuadas foram, em relação ao aluno, “falta de interesse” e “falta de dedicação fora da sala de aula”; quanto ao professor, “não se propõe a sanar as dúvidas dos alunos” e não ter “domínio do assunto a ser explanado”. Dessa forma, infere-se que discussões sobre a melhoria no processo de ensino e aprendizagem em Contabilidade podem ser fomentadas a partir da análise das variáveis elencadas. Espera-se contribuir para a identificação das principais falhas no processo de ensino-aprendizagem, sob a perspectiva dos principais interessados (os estudantes), de modo a possibilitar discussões, a fim de solucioná-las e, em última instância, culminar em melhorias no curso de Ciências Contábeis e na redução da evasão no ensino superior.

Biografia do Autor

Caroline Stéffani Santos Nério Pavione, Analista Contábil na empresa Construtora Brasil S.A.

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Bruna Camargos Avelino, Professora Assistente do Departamento de Ciências Contábeis da UFMG Doutoranda em Controladoria e Contabilidade (FEA/USP)

Professora Assistente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

José Roberto de Souza Francisco, Professor-Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (Cepead/UFMG)

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Publicado

12-06-2016

Como Citar

Pavione, C. S. S. N., Avelino, B. C., & Francisco, J. R. de S. (2016). Fatores que Influenciam o Processo de Ensino-Aprendizagem sob a Perspectiva de Estudantes do Curso de Ciências Contábeis: Análise em uma Instituição de Ensino Superior de Minas Gerais. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 10(2). https://doi.org/10.17524/repec.v10i2.1371

Edição

Seção

Artigos