Comportamento e Particularidades da Produção Acadêmica do Tema “Contabilidade Gerencial” Divulgada na Base de Dados do ISI WEB of Science Core Collection de 1985 a 2014

Autores

  • Henrique César Melo Ribeiro Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Vanessa Carvalho Miranda Tavares Universidade Nove de Julho - Uninove

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v11i1.1478

Palavras-chave:

Contabilidade gerencial, Produção acadêmica, Periódicos internacionais, Bibliometria, Sociometria

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o comportamento e as particularidades da produção acadêmica do tema Contabilidade Gerencial divulgada no ISI Web of Science Core Collection de 1985 a 2014. Metodologicamente, esta pesquisa utilizou as técnicas de análise bibliométrica e sociométrica. Os principais resultados foram: evolução do tema a partir de 2007; Accounting, Organizations and Society e Management Accounting Research, que foram os periódicos que mais publicaram sobre o tema “Contabilidade Gerencial”; Lukka, K. foi o autor mais profícuo; University of Turku foi a instituição que se destacou; e os Estados Unidos da América ficou em ênfase na produção do citado tema. Em relação às redes de coautoria, observou-se a sua baixa densidade de grau, impactando em uma alta centralidade de grau, tanto no que se refere ao degree como também ao betweenness. E os temas que ficaram em evidência neste estudo foram: educação; ensino e pesquisa contábil; gestão de custos; controle de gestão; gestão estratégica; e sistema de contabilidade gerencial. Conclui-se de maneira macro que este estudo evidenciou informações inerentes e contemporâneas sobre o tema “Contabilidade Gerencial”, enfocando em suas nuances o comportamento e as particularidades de sua produção acadêmica, divulgada no ISI Web of Science Core Collection de 1985 a 2014.

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Publicado

29-03-2017

Como Citar

Ribeiro, H. C. M., & Tavares, V. C. M. (2017). Comportamento e Particularidades da Produção Acadêmica do Tema “Contabilidade Gerencial” Divulgada na Base de Dados do ISI WEB of Science Core Collection de 1985 a 2014. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 11(1). https://doi.org/10.17524/repec.v11i1.1478

Edição

Seção

Artigos