Reprovação expressiva na disciplina de contabilidade de custos: quais os possíveis motivos?

Autores

  • Iasmini Magnes Turci Borges
  • Aline Santos
  • Katia Abbas Professora da Universidade Estadual de Maringá
  • Kelly Cristina Mucio Marques Professora na Universidade Estadual de Maringá
  • Joyce Menezes da Fonseca Tonin Professora na Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v8i4.1201

Palavras-chave:

Motivos da reprovação, Desempenho acadêmico, Contabilidade de Custos.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo identificar os possíveis motivos do alto índice de reprovação na disciplina de Contabilidade de Custos oferecida aos alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá (UEM), representando uma média de reprovação de 42% em relação ao período de 2008 a 2013. Utilizou-se como técnica de coleta de dados questionários com questões abertas e fechadas e, quanto à estratégia de pesquisa, utilizou-se para a tabulação e análise dos dados obtidos nas questões abertas o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). O percentual referente aos alunos que reprovaram por nota e os alunos que reprovaram por falta são, respectivamente, de 16% e 27%. Desta forma, para uma tentativa de análise parcial sobre os alunos reprovados por nota, utilizou-se da variável ansiedade, que apresentou um percentual de percepção por parte dos alunos de, aproximadamente, 60% da amostra, a partir da abordagem da Psicologia Cognitiva baseada na Teoria do Processamento da Informação. E, para a análise parcial sobre os alunos reprovados por falta, utilizou-se da variável falta de dedicação e desinteresse, que apresentou um percentual de percepção por parte dos alunos de 47% da amostra, utilizando para fundamentação a Teoria da Procrastinação.

Biografia do Autor

Iasmini Magnes Turci Borges

Mestranda em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá

Aline Santos

Mestranda em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá

Katia Abbas, Professora da Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Kelly Cristina Mucio Marques, Professora na Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP.

Joyce Menezes da Fonseca Tonin, Professora na Universidade Estadual de Maringá

Mestra Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

24-12-2014

Como Citar

Borges, I. M. T., Santos, A., Abbas, K., Marques, K. C. M., & Tonin, J. M. da F. (2014). Reprovação expressiva na disciplina de contabilidade de custos: quais os possíveis motivos?. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 8(4). https://doi.org/10.17524/repec.v8i4.1201

Edição

Seção

Artigos