Determinantes das Republicações no Mercado Brasileiro: Uma Análise a partir dos Incentivos ao Gerenciamento de Resultados

Autores

  • Vagner Antônio Marques PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MG
  • Hudson Fernandes Amaral Universidade Federal de Minas Gerais
  • Antônio Artur de Souza Universidade Federal de Minas Gerais
  • Kleyverson Leonardo dos Santos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Pedro Henrique Rodrigues Belo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v11i2.1488

Palavras-chave:

Gerenciamento de Resultados, Republicação, Governança Corporativa

Resumo

A republicação das demonstrações contábeis é considerada uma proxy de qualidade da informação contábil, conforme a literatura sobre o tema (Dechow, Ge e Schrand, 2010). Diante disso, o objetivo do presente estudo foi analisar a relação existente entre as Hipóteses de Gerenciamento de Resultados e as Republicações das Demonstrações Contábeis. O estudo de natureza descritiva, documental e com abordagem quantitativa analisou dados de 344 empresas listadas na BM&FBOVESPA no período de 1998 a 2014. A análise foi realizada por meio de regressão com dados em painel, testando-se as hipóteses de que o Pacote de Remuneração dos gestores, o Nível de Endividamento e o Tamanho da empresa afetam a Republicação das Demonstrações Contábeis. Observou-se que o tamanho, o crescimento dos ativos, ser auditado por uma Big4 e a adoção das IFRS tiveram efeito positivo e estatisticamente significativo sobre a probabilidade de republicação das demonstrações. Por outro lado, a adoção da SOX, NivGov têm efeitos negativos e estatisticamente significativos.

Biografia do Autor

Vagner Antônio Marques, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MG

Doutor em Administração e Mestre em Ciências Contábeis pela UFMG Professor Adjunto do Depto. de Ciências Contábeis da PUC Minas

Hudson Fernandes Amaral, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Administração pela Université Piérre Mendes (Paris-França) Professor Titular do CEPEAD/UFMG

Antônio Artur de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

PhD. in Management Science pela University of Lancaster Professor Adjunto do CEPEAD/UFMG

Kleyverson Leonardo dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduando em Ciências Contábeis

Pedro Henrique Rodrigues Belo, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduando em Ciências Contábeis

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Publicado

25-05-2017

Como Citar

Marques, V. A., Amaral, H. F., Souza, A. A. de, Santos, K. L. dos, & Belo, P. H. R. (2017). Determinantes das Republicações no Mercado Brasileiro: Uma Análise a partir dos Incentivos ao Gerenciamento de Resultados. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 11(2). https://doi.org/10.17524/repec.v11i2.1488

Edição

Seção

Artigos