Fatores Determinantes da Divulgação de Informações Voluntária Social: Evidências Empíricas no Brasil

Autores

  • Maria Audenôra Rufino Professora do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê
  • Márcia Reis Machado Professora da Universidade Federal da Paraíba – UFPB

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v9i4.1300

Palavras-chave:

Fatores Determinantes, Divulgação Voluntária Social, Empresas Brasileiras

Resumo

A responsabilidade social corporativa se refere às preocupações sociais relacionadas ao meio ambiente, aos recursos humanos e ao envolvimento com a comunidade. A divulgação voluntária de informações sociais ocorre de forma heterogênea e algumas empresas optam por evidenciar uma quantidade maior de informações e com maior riqueza de detalhes. Ciente disso, esta pesquisa teve como objetivo identificar os fatores determinantes da divulgação voluntária de informações de caráter social das empresas brasileiras, no período de 2010 a 2012. A partir das teorias (stakeholders e divulgação voluntária) e dos estudos anteriores, construíram-se seis hipóteses sobre os possíveis fatores determinantes da divulgação voluntária social (tamanho, concentração acionária, rentabilidade, leverage, setor regulado e reputação). O universo desta pesquisa foram as empresas de capital aberto listadas na BM&FBOVESPA, no período de 2010 a 2012. A amostra foi composta pelas 100 empresas listadas na BM&FBovespa com ações mais negociadas durante os 12 meses do ano de 2012. Quanto aos modelos econométricos, utilizou-se painel com efeitos aleatório estimado por OLS, sendo a variável dependente os índices de divulgação social e as variáveis independentes, os prováveis fatores determinantes. Os resultados sugeriram que o tamanho da empresa, a rentabilidade, a reputação e o setor regulado foram fatores considerados determinantes da divulgação voluntária social. Constatou-se que os stakeholders, o governo e a sociedade podem influenciar a divulgação voluntária social. A variável “rentabilidade” aponta que as empresas menos rentáveis divulgaram mais informações voluntárias sociais, o que pode ser indício de uma tentativa da empresa de desviar a atenção dos stakeholders do desempenho financeiro.

Biografia do Autor

Maria Audenôra Rufino, Professora do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê

Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Interregional de Pós-graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN

Márcia Reis Machado, Professora da Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela USP

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Publicado

26-01-2016

Como Citar

Rufino, M. A., & Machado, M. R. (2016). Fatores Determinantes da Divulgação de Informações Voluntária Social: Evidências Empíricas no Brasil. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 9(4). https://doi.org/10.17524/repec.v9i4.1300

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