Consistência das Estratégias de Instituições de Ensino Superior: Um Estudo baseado na Percepção dos Stakeholders utilizando-se do Balanced Scorecard

Autores

  • Alexsandra Barcelos Dias Coordenadora de Curso da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac GV)
  • Valquíria Aparecida dos Santos Professora na Escola Superior Aberta do Brasil
  • Aziz Xavier Beiruth Professor da Fucape Business School

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v10i4.1445

Palavras-chave:

Consistência Estratégica, Balanced Scorecard, Stakeholders

Resumo

A orientação estratégica da empresa foi concebida como uma ferramenta de gestão conhecida como o Balanced Scorecard (BSC), que objetiva medir e monitorar a estratégia em ação. Este trabalho teve como objetivo verificar a consistência estratégica na percepção dos stakeholders nas Instituições de Ensino Superior (IES) privadas, por meio das perspectivas do Balanced Scorecard. A metodologia utilizada foi uma pesquisa descritiva, por meio de uma abordagem quantitativa e com coleta de dados por meio de questionário aplicado em quatro IES no Estado de Minas Gerais, com diretores/coordenadores, professores e alunos denominados de stakeholders, para identificar, a partir de um modelo de Balanced Scorecard com quatro indicadores em cada perspectiva (financeira, clientes, aprendizagem e crescimento e processos internos), a consistência das estratégias percebida por esses grupos. Os principais resultados apontaram para uma diferença de percepção dos gestores quanto às perspectivas, com um grau de importância maior dado à perspectiva “Aprendizagem e Crescimento” e “Processos Internos”. O grupo de professores foi o que atribuiu menos importância para a perspectiva “Clientes”. As principais inconsistências encontradas foram na perspectiva “Processos Internos”. A perspectiva “Financeira” foi a que apresentou menos gaps, quando comparada entre os grupos, o que revela uma inconsistência estratégica nas IES por meio da percepção dos stakeholders. Conclui-se que a consistência estratégica pode contribuir com a competitividade organizacional, identificando a existência de alinhamento nas ações desenvolvidas que resultam em maior eficiência para um cenário competitivo de acordo com seus interessados.

Biografia do Autor

Alexsandra Barcelos Dias, Coordenadora de Curso da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac GV)

Mestre em Ciências Contábeis pela Fucape Business School

Valquíria Aparecida dos Santos, Professora na Escola Superior Aberta do Brasil

Mestre em Ciências Contábeis pela Fucape Business School

Aziz Xavier Beiruth, Professor da Fucape Business School

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela USP

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Publicado

11-10-2016

Como Citar

Dias, A. B., Santos, V. A. dos, & Beiruth, A. X. (2016). Consistência das Estratégias de Instituições de Ensino Superior: Um Estudo baseado na Percepção dos Stakeholders utilizando-se do Balanced Scorecard. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 10(4). https://doi.org/10.17524/repec.v10i4.1445

Edição

Seção

Artigos