ESTILOS DE APRENDIZAGEM E DESEMPENHO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO EMPÍRICO COM ALUNOS DA S DISCIPLINAS DE CONTABILIDADE GERAL E GERENCIAL

  • Daniel Ramos Nogueira Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
  • Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Luciano Gomes dos Reis Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
  • Simone Bernardes Voese Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Palavras-chave: Estilos de aprendizagem, Educação a Distância, Disciplinas de contabilidade, Contabilidade Geral, Contabilidade Gerencial

Resumo

O objetivo da presente pesquisa é verificar se o desempenho dos alunos de educação a distância nas disciplinas de Contabilidade Geral, Gerencial e no módulo de Contabilidade é diferente de acordo com seu estilo de apren dizagem. A pesquisa foi realizada com 109 alunos de um curso de educação a distância e utilizou como variável independente o estilo de aprendizagem (verificado pelo LSI de Kolb) e como variável dependente a nota nas disciplinas de Contabilidade Geral, Gerencial e do módulo de Contabilidade (média entre a nota de contabilidade geral e gerencial). Foram realizados testes de confiabilidade (Alpha de Cronbach) para o instrumento LSI de Kolb e testes de normalidade dos dados. Além disso, procedeu-se a análises estatísticas descritivas e testes de diferenças de médias (Kruskall-wallis e ANOVA) para responder a questão de pesquisa. Os resultados evidenciam que a maior parte dos alunos é do estilo Assimilador (44%) e Divergente (34%). E indicam que não foi possível constatar que os estilos de aprendizagem proporcionassem diferenças no desempenho dos alunos. Dessa forma, não se podem afirmar que um estilo de aprendizagem apresente médias de desempenho superior aos demais estilos estudando na modalidade a distância. Considerando o pequeno número de observações, as conclusões não devem ser generalizadas, ficando restrita a população pesquisada.

Biografia do Autor

Daniel Ramos Nogueira, Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
Doutorando em Controladoria e Contabilidade (USP) Mestre em Contabilidade (UFPR) Docente do Curso de Ciências Contábeis Presencial e a Distância (UNOPAR)
Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo, Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Coordenadora do Mestrado em Contabilidade (UFPR) Doutora em Controladoria e Contabilidade (USP)
Luciano Gomes dos Reis, Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
Doutor em Controladoria e Contabilidade (USP) Docente do Curso de Ciências Contábeis (UEL) Docente do Curso de Ciências Contábeis Presencial e a Distância (UNOPAR)
Simone Bernardes Voese, Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Docente do Mestrado em Contabilidade (UFPR) Doutora em Engenharia de Produção (UFSC)
Publicado
27-03-2012
Como Citar
Nogueira, D. R., Espejo, M. M. dos S. B., Reis, L. G. dos, & Voese, S. B. (2012). ESTILOS DE APRENDIZAGEM E DESEMPENHO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO EMPÍRICO COM ALUNOS DA S DISCIPLINAS DE CONTABILIDADE GERAL E GERENCIAL. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 6(1). https://doi.org/10.17524/repec.v6i1.181
Seção
Artigos

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