Classificação do conteúdo de documentos contábeis usando aprendizagem de máquina: o caso dos fatos relevantes
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v4i2.199Palavras-chave:
Aprendizado de máquinal, Aprendizado bayesiano, Fatos relevantes, Análise de conteúdoResumo
A análise de conteúdo de textos narrativos tem sido estudada, nos últimos anos, com mais frequência. Em diversos trabalhos, verifica-se a pesquisa com relação a sua legibilidade, compreensibilidade e o nível de otimismo, neutralidade e pessimismo. Porém, a análise de classificação quanto a tendências otimistas, pessimistas e neutras tem sido feita de forma muito trabalhosa, pois demanda uma análise humana dos textos, justificando a criação de uma análise de textos de forma mais rápida e objetiva, além da tentativa de eliminação da subjetividade. Diante disso, o objetivo deste trabalho é propor uma classificação automática de fatos relevantes contábeis, fazendo-se uma análise do conteúdo de textos narrativos, com a utilização de ferramentas computacionais de leitura e classificação de textos. A ideia é procurar contribuir com um exemplo de aplicação de aprendizado de máquina à Ciência Contábil. Esta análise utilizou-se de fatos relevantes já analisados anteriormente no trabalho de Pereira e Silva (2008). Os fatos já classificados foram utilizados como conjunto de treinamento para o programa, para que assim ele pudesse classificar outros dados desconhecidos, não classificados.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.