UMA ANÁLISE DA EVIDENCIAÇÃO DOS DIREITOS FEDERATIVOS NAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DOS CLUBES DE FUTEBOL BRASILEIROS
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v6i3.235Palavras-chave:
evidenciação, clubes de futebol, direitos federativos.Resumo
O objetivo desta pesquisa é verificar se a publicações das demonstrações contábeis pelos clubes brasileiros de futebol adotam critérios contábeis uniformes para eventos semelhantes, que envolvem os direitos federativos, após a publicação da NBC 10.13. Esta pesquisa tem como contribuição o desenvolvimento de uma discussão sobre a comparabilidade e o nível de transparência na divulgação de informações contábeis, praticado pelos clubes, bem como essas ações podem auxiliar as decisões de eventuais investidores e demais usuários, como torcedores, governo e outros agentes da sociedade. A análise dos dados deu-se por meio de uma análise documental das demonstrações contábeis, publicadas entre os períodos de 2006 e 2007, que compreendeu onze clubes brasileiros da primeira divisão do campeonato brasileiro de 2007. Os principais resultados demonstram que há uma adoção de critérios contábeis bastante distintos entre os clubes. Por exemplo: gastos com contratação; renovação de contratos de atletas profissionais, que são registrados como ativo imobilizado ou contabilizado como despesas do período. Destaca-se que há clubes que não vem atendendo o que é preconizado nas determinações da NBC 10.13, assim não fornecem aos seus usuários as informações recomendadas pela norma. Entre as implicações, ressalta que uma há significativa diminuição do nível de comparabilidade e transparência entre as demonstrações contábeis publicadas pelos clubes brasileiros.Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.