Análise Sistemática e Bibliométrica da Literatura sobre Violação Gramatical nas Demonstrações Contábeis

Autores

  • Paulo Henrique Amaral Rody UFES
  • José Elias Feres de Almeida UFES

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v17i2.3289

Palavras-chave:

Violação Gramatical; Bibliometrix; Qualidade da Informação Contábil; Compreensibilidade; Bibliometria.

Resumo

Objetivo: Este estudo apresenta uma revisão sistemática e bibliométrica da literatura relacionada à violação gramatical nas demonstrações contábeis e aos seus efeitos no mercado de capitais. Conforme estudos anteriores, tem-se como base conceitual que a violação de regras gramaticais possui associação com a qualidade das demonstrações contábeis.

Método: A metodologia adotada utilizou dois caminhos alternativos e complementares: i) revisão sistemática, em que a proxy de violação gramatical é apresentada como uma ferramenta útil, capaz de medir a qualidade das informações contábeis, por meio da análise textual das notas explicativas das demonstrações contábeis; e ii) análise bibliométrica do tema na base de periódicos listados na Web of Science, na Biblioteca Bibliometrix do software R.

Resultados e Contribuições: A análise profunda da literatura pela revisão sistemática e, ao mesmo tempo, ampla pela bibliometria permite que este estudo sirva de base conceitual para trabalhos futuros. Ainda se discutem potenciais rumos na pesquisa contábil sobre o tema, desenvolvido fortemente nos Estados Unidos e ainda pouco explorado no Brasil e em outros países. Por fim, as análises sugerem que a estrutura de disponibilização de dados ao mercado pode ser um fator de restrição para maior aplicação da proxy.

Biografia do Autor

José Elias Feres de Almeida, UFES

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP). Professor associado da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). 

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Publicado

30-06-2023

Como Citar

Amaral Rody, P. H., & Feres de Almeida, J. E. (2023). Análise Sistemática e Bibliométrica da Literatura sobre Violação Gramatical nas Demonstrações Contábeis. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 17(2). https://doi.org/10.17524/repec.v17i2.3289

Edição

Seção

Artigos