Habilidades Interpessoais dos Profissionais da Contabilidade: efetividade, conflito e satisfação no trabalho
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v17i4.3324Palavras-chave:
Conflito entre gestores, Contadores, Efetividade, Habilidades Interpessoais, Satisfação no TrabalhoResumo
Objetivo: A partir das modificações sobre o papel dos profissionais da contabilidade nas entidades, este artigo tem o objetivo de investigar as relações entre as características dos profissionais da contabilidade, especificamente as habilidades interpessoais, a efetividade, a satisfação do trabalho e o conflito com os gestores.
Método: O estudo adota uma abordagem quantitativa, com delineamento transversal, que utiliza a técnica de investigação survey. O questionário foi aplicado numa amostra com 74 profissionais da contabilidade.
Resultados: Neste estudo, identificamos que as habilidades interpessoais dos profissionais da contabilidade estão associadas positivamente com a sua efetividade no trabalho. Além disso, as habilidades interpessoais dos profissionais da contabilidade estão associadas positivamente com o conflito entre gestores organizacionais e contadores. Ainda, verificou-se que a efetividade dos profissionais da contabilidade está associada positivamente com a satisfação deles dentro das organizações, e os conflitos reduzem tal satisfação.
Contribuições: Este estudo possui três contribuições: primeiro, debate a importância das habilidades interpessoais na capacidade dos profissionais da contabilidade de serem eficazes e influenciarem a gestão; segundo, apresenta achados empíricos para suportar a discussão moderna sobre a profissão contábil, que se baseia na combinação de habilidades técnicas e não técnicas; finalmente, fornece indicativos sobre um potencial “lado sombrio” do desenvolvimento de habilidades interpessoais do contador.
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