Para além de ensinar: multipapéis desempenhados pelos docentes universitários e a percepção de justiça organizacional

Autores

  • CRISLAINE DE FÁTIMA GONÇALVES DE MIRANDA Universidade Federal do Paraná
  • Nayane Thais Krespi Musial Universidade Federal do Paraná
  • Luciana Klein Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v19i1.3399

Palavras-chave:

Multipapéis dos docentes, Percepção de Justiça Organizacional, Docentes da área de negócios

Resumo

Objetivo: Analisar a relação entre os múltiplos papéis da carreira docente e a percepção de justiça organizacional dos professores da área de negócios das universidades brasileiras.
Método: Aplicou-se um questionário on-line aos docentes dos cursos de Administração de Empresas, Administração Pública e Ciências Contábeis de 79 universidades do Brasil (49 públicas, 23 privadas e 7 mistas). As hipóteses de relação foram testadas por meio da correlação de Sperman e diferença de grupos.
Resultados e Contribuições: Identificou-se que a atuação simultânea nos papéis é uma realidade e que exercer o papel de “educador” tende a diminuir as percepções de justiça sobre a distribuição de recompensas. Por outro lado, ao atuar no papel de “pesquisador” os docentes aumentam as percepções de justiça dos procedimentos utilizados para a tomada de decisão. Nos papéis de extensionista e de gestor a tendência de aumento também acontecem, mas para a justiça na distribuição de tarefas. Ainda, verificou-se diferenças  significativas nos docentes que atuam em mais de um papel do que aqueles que atuam em apenas um papel. Assim, o estudo  promove discussões essenciais sobre a configuração do docente universitário no Brasil e a percepção de justiça desses profissionais.

Traduções deste artigo

Referências

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Publicado

28-03-2025

Como Citar

GONÇALVES DE MIRANDA, C. D. F., Krespi Musial, N. T., & Klein, L. (2025). Para além de ensinar: multipapéis desempenhados pelos docentes universitários e a percepção de justiça organizacional. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 19. https://doi.org/10.17524/repec.v19i1.3399