A diversificação da dívida impacta o valor das empresas? Evidências do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v18i4.3464Palavras-chave:
Debt Structure, Capital Structure, Heterogeneity, Market Value, Agency CostsResumo
Objetivo: O objetivo principal deste estudo é investigar o impacto da diversificação da dívida no valor de mercado das empresas brasileiras listadas no período de 2010 a 2021.
Desenho/metodologia/abordagem: Foi utilizada uma amostra de 206 empresas brasileiras listadas no período de 2010 a 2021. Foram estimados modelos de regressão com dados em painel, sendo a variável dependente representada pelo valor de mercado das empresas por meio de três proxies diferentes e as variáveis explicativas por meio de três índices de heterogeneidade diferentes, além de variáveis de controle.
Originalidade: O uso de diferentes tipos de dívida é um fenômeno presente na realidade das empresas. No entanto, como essa característica da estrutura da dívida afeta o valor das empresas é um tema que precisa ser investigado a fundo em mercados emergentes, considerando suas especificidades. No Brasil, o mercado de crédito é caracterizado pela alta concentração bancária e pela presença significativa de bancos de desenvolvimento, além de um ambiente institucional com menor proteção ao credor e menores níveis de governança corporativa, criando um ambiente distinto daqueles abordados por estudos anteriores.
Resultados: Observou-se que, quanto maior a heterogeneidade da dívida das empresas, maior o valor de mercado das empresas, o que aponta para a importância da diversificação da dívida na mitigação dos custos de agência e no aumento da eficiência das empresas. Os resultados destacam a importância de considerar as características do mercado local na eficácia do monitoramento de credores.
Implicações práticas: Os resultados contribuem para o processo decisório de acionistas e gestores no mercado brasileiro, ao mostrar quais fatores podem maximizar investimentos e, consequentemente, aumentar o valor das empresas.
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