Planejamento Estratégico em Organizações Contábeis na Cidade de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v5i1.56Palavras-chave:
Organizações Contábeis, Estratégia, Planejamento.Resumo
As organizações com fins lucrativos que atuam em segmentos competitivos, aí incluídas as de serviços contábeis, enfrentam mudanças com o passar do tempo, causadas principalmente pela dinâmica de seus mercados de atuação. Um fator relevante é a necessidade da definição da situação futura desejada, o que requer a adoção de estratégias e seu consequente planejamento. Em função do exposto, esta pesquisa procurou investigar como 50 organizações contábeis da cidade de São Paulo se posicionam em relação à importância do planejamento estratégico e se pretendem implementá-lo. É uma pesquisa aplicada, descritiva e com abordagem quantitativa, apoiada na técnica de Análise de Conglomerados (Cluster Analysis), usada para que fosse possível compreender a natureza das relações existentes entre as empresas da amostra, buscando identificar conglomerados semelhantes ou diferentes entre si. Usou-se um questionário, o qual passou por pré-teste e validação, com questões identificadoras da amostra, mais 34 questões em escala de Likert, as últimas usadas para identificar o poder discriminatório das respostas obtidas. A maioria dos respondentes considerou que o planejamento estratégico é importante. Entretanto, a percepção captada junto não se mostrou associada a uma efetiva intenção de implementação. Esses resultados indicam um comportamento das organizações contábeis componentes da amostra, já observado na literatura para as organizações em geral, e ensejam a necessidade futura de investigar as razões dessa diferença entre a intenção e a prática declarada pelos respondentes.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.