APRENDIZADO DE CONTABILIDADE E A PERCEPÇÃO DO CONCEITO DE LUCRO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v14i1.2479Palavras-chave:
lucro; aprendizado de contabilidade; custo históricoResumo
Objetivo: o estudo procurar verificar se a compreensão do conceito de lucro e valor manifestada pelos indivíduos está associada ao nível de aprendizado formal de contabilidade.
Metodologia: A pesquisa consiste em um estudo de comparação de grupos, mediante a qual foram analisadas três amostras de sujeitos com diferentes níveis de aprendizado em contabilidade. Através de um modelo logístico, investigou-se ainda outros fatores que podem influenciar no entendimento subjacente ao conceito de lucro.
Resultados e contribuições: os resultados sugerem que não existe relação significativa entre a compreensão do conceito de lucro e o nível de aprendizado formal de contabilidade. Entretanto, observou-se que o fato de o sujeito pertencer ao gênero feminino pode exercer influência na maneira como o lucro é compreendido. Esses achados contribuem para a compreensão de como o processo formal de ensino está relacionado ao aprendizado de conceitos contábeis fundamentais e podem ser pode úteis para orientar estratégias de ensino e até mesmo os projetos político-pedagógico dos cursos de Ciências Contábeis.
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