Autorregulação da aprendizagem em Contabilidade: uma análise do Ensino Remoto Emergencial

Autores

  • Lua Syrma Zaniah Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Caio Lucas Nadone Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carlos José dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Jacqueline Veneroso Alves da Cunha Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v18i2.3318

Palavras-chave:

Autorregulação; Ensino Remoto Emergencial;Contabilidade

Resumo

Objetivo: Analisar o comportamento dos estudantes de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade quanto à autorregulação da aprendizagem no ambiente do Ensino Remoto Emergencial (ERE).

Método: Esta pesquisa se classifica como survey, descritiva e quantitativa e foi conduzida com estudantes regularmente matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade. Entre 2.266 estudantes matriculados em 2022, foram obtidas 109 respostas válidas, formando a amostra deste estudo. Em um primeiro momento, aplicou-se análises com base em estatísticas descritivas e análise de confiabilidade das escalas. Na sequência, foram realizados os testes de Kruskal-Wallis e de Correlação de Spearman, com o intuito de observar o comportamento dos estudantes de pós-graduação em Contabilidade no que tange às estratégias de autorregulação da aprendizagem.

Resultados: Os resultados evidenciaram que os estudantes fizeram uso do mecanismo de autorregulação da aprendizagem no ambiente de ERE, em um nível considerado como moderado. A dimensão de Estruturação do Ambiente obteve a maior média de pontos no nível de adoção das estratégias de autorregulação da aprendizagem, indicando que os estudantes obtiveram maiores inquietações relacionadas ao local do estudo, de modo a dirimir distrações e a torná-lo mais confortável.

Contribuições: Este trabalho contribui com a academia ao apontar o protagonismo dos estudantes em se auto-organizarem, no intuito de obterem bons desempenhos em um contexto que exigiu graus variados de adaptabilidade e disciplina. Com uma compreensão mais aprofundada dos fatores que influenciam a autorregulação da aprendizagem, as instituições de ensino podem adotar abordagens mais eficazes para apoiar os alunos em sua jornada educacional, promovendo um ambiente de ensino e aprendizado mais produtivo e bem-sucedido.

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Publicado

29-06-2024

Como Citar

Santos, L. S. Z., Nadone, C. L., Santos, C. J. dos, & Cunha, J. V. A. da. (2024). Autorregulação da aprendizagem em Contabilidade: uma análise do Ensino Remoto Emergencial. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 18(2). https://doi.org/10.17524/repec.v18i2.3318

Edição

Seção

Artigos