Análise do processo de gestão estratégica: um estudo comparativo em escritórios de contabilidade

Autores

  • Silvana Anita Walter Pontifícia Universidade Católica do Parná - PUCPR
  • Ana Paula Capuano Cruz Universidade de São Paulo (USP)
  • Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v5i0.247

Palavras-chave:

Estratégia, Escritórios de Contabilidade, Empreendedorismo, Ambiente de Referência.

Resumo

Este estudo objetiva analisar o processo de gestão de escritórios de Contabilidade, especificamente a gestão estratégica, a partir de base teórica que abrange atitude empreendedora, conteúdo e desenvolvimento de estratégias e contexto de referência. Realizou-se, em outubro de 2009, um estudo de caso comparativo de dois escritórios de Contabilidade estabelecidos em Curitiba (PR), desenvolvendo-se entrevistas semiestruturadas com os proprietários-dirigentes e análise de conteúdo. Identificou-se a ocorrência de diferentes processos de desenvolvimento de estratégias, sobretudo o incremental e de atitude empreendedora. O conteúdo da estratégia variou de analítico a prospector. O contexto de referência é, principalmente, o local. Percebeu-se que a atitude empreendedora afeta o conteúdo da estratégia; e que aspectos de atitude empreendedora, conteúdo da estratégia e contexto ambiental de referência interagem e influenciam o processo de desenvolvimento de estratégia. No geral, os resultados obtidos corroboram o encontrado na literatura. Todos os aspectos concluídos apontam para a importância de considerar tais fatores contingenciais (estratégia, ambiente e comportamento empreendedor) para a compreensão do modus operandi do processo de desenvolvimento da estratégia nas organizações, inclusive as tipicamente contábeis.

Biografia do Autor

Silvana Anita Walter, Pontifícia Universidade Católica do Parná - PUCPR

Mestra em Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR.

Ana Paula Capuano Cruz, Universidade de São Paulo (USP)

Doutoranda em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP)

Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

professora do Programa de Mestrado em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Downloads

Publicado

16-11-2011

Como Citar

Walter, S. A., Cruz, A. P. C., & Espejo, M. M. dos S. B. (2011). Análise do processo de gestão estratégica: um estudo comparativo em escritórios de contabilidade. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 5. https://doi.org/10.17524/repec.v5i0.247

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)