Fatores que Influenciam a Utilização de Sistemas de Monitoramento E-Government no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v13i3.1989Palavras-chave:
.Resumo
Nas últimas décadas, a partir do uso de tecnologias de comunicação e informação, esferas governamentais de diversos países vêm ampliando a abertura e transparência em suas ações para, consequentemente, reduzir a corrupção. Nesse sentido, este estudo objetiva compreender os fatores que influenciam a utilização dos sistemas de monitoramento e-Government no Brasil. Aplicou-se um questionário estruturado a 377 contadores brasileiros usuários do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Tomou-se como base o modelo de Chen et al. (2006), o qual aponta fatores que influenciam o uso do e-Government nos Estados Unidos e China. Os resultados confirmam que, tal como verificado nestes países, no Brasil, a utilização do SPED está sujeita a aspectos que interferem diretamente no nível de dificuldade dos usuários, quais sejam, fatores de infraestrutura (acesso a rede e economia em rede), culturais (cultura nacional) e sociais (disponibilidade de informação). Com as inúmeras mudanças no universo de tecnologias de e-Government, compreender o comportamento de seus usuários fornece subsídios a empresas, profissionais e governos para decidir quanto ao investimento em ferramentas e melhorias que deve ser feito nesses sistemas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.