Fenômeno Impostor, Comparação Social e Cyberloafing em Redes Sociais de Graduandos em Ciências Contábeis

Autores

  • Alison Martins Meurer Universidade Federal do Paraná
  • Flaviano Costa Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v18i3.3410

Palavras-chave:

Fenômeno Impostor, Orientação para a Comparação Social, Estudantes de Ciências Contábeis, Cyberloafing

Resumo

Objetivo: O Fenômeno Impostor (FI) é, de fato, um mecanismo psicológico que tem ganhado destaque na literatura nacional e internacional devido às suas múltiplas consequências e interações. A partir de indícios de um possível relacionamento com variáveis relativas à comparação social e ao uso das redes sociais, este estudo buscou analisar a relação entre o nível do Fenômeno Impostor e o cyberloafing praticado em redes sociais durante as aulas mediadas pela Orientação para a Comparação Social (OCS) de estudantes de graduação do curso de Ciências Contábeis. Método: Os testes ANOVA e Modelagem de Equações Estruturais (MEE) foram conduzidos com o apoio
de 502 participações obtidas via survey entre estudantes brasileiros de Contabilidade. Resultados e contribuições: Os resultados apontaram que há diferenças significantes a partir do nível do FI para as dimensões de habilidades e opiniões da OCS, bem como para o cyberloafing. O modelo relacional indicou que, apesar de haver relações diretas e significantes entre o FI com a OCS e o cyberloafing, não se pode afirmar que a OCS medeia essa relação. Esse resultado indica que a OCS propulsiona os efeitos do FI sobre o cyberloafing praticado durante as aulas em redes sociais. Observar essas variáveis no âmbito das políticas de ensino e nas metodologias dos docentes apresenta-se como uma das principais contribuições e reflexões do estudo.

Biografia do Autor

Alison Martins Meurer, Universidade Federal do Paraná

Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestre em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná - UFPR

Especialização em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Bacharel em Ciências Contábeis na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Flaviano Costa, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - USP

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Publicado

30-09-2024

Como Citar

Martins Meurer, A., & Costa, F. (2024). Fenômeno Impostor, Comparação Social e Cyberloafing em Redes Sociais de Graduandos em Ciências Contábeis. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 18(3). https://doi.org/10.17524/repec.v18i3.3410

Edição

Seção

Artigos