A CONTABILIDADE NA AULA DE COMÉRCIO DE PORTUGAL EM 1765: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS COM A CONTABILIDADE ATUAL

  • Alvaro Ricardino
Palavras-chave: História da contabilidade, Aula de Comércio de Portugal, Texto da Aula de Comércio, Escrituração das partidas dobradas.

Resumo

O artigo expõe a aplicação do método das partidas dobradas ensinado aos alunos da Aula de Comércio que teve início em Lisboa em 1759. Objetiva-se esta pesquisa identificar as diferenças e semelhanças da contabilidade pra¬ticada atualmente com a contabilidade por partidas dobradas ensinada na Aula de Comércio em 1765. A base bi¬bliográfica utilizada corresponde, primordialmente, ao manuscrito ditado pelo primeiro lente (professor) da Aula, João Henrique de Souza. A metodologia de pesquisa se caracteriza como documental histórica. A principal fonte documental, o manuscrito supracitado, é de natureza primária. O tema se reveste de importância na medida em que aborda os primórdios da educação contábil luso-brasileira. Cumpre destacar que o método contábil da épo¬ca – partidas dobradas – contém tanto diferenças quanto semelhanças em relação aos procedimentos adotados na atualidade para reconhecimento de operações similares. Ao analisar o texto, o artigo aborda, com a apresentação de diversos exemplos transcritos do manuscrito, a escrituração dos livros utilizados na época (borrador, diário e razão), as contas empregadas nas atividades comerciais e industriais e o método para apurar o balanço das tran¬sações ocorridas no período. Observa-se por fim que muitas das formas e conceitos de se fazer a contabilidade assemelham-se com as dos dias atuais.

Biografia do Autor

Alvaro Ricardino
Doutor em Controladoria e Contabilidade (FEA-USP) Professor do Depto de Contabilidade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Rua Monte Alegre, 984, Perdizes CEP: 05014-901 São Paulo - SP E-mail: alvaror@pucsp.br
Publicado
19-06-2012
Como Citar
Ricardino, A. (2012). A CONTABILIDADE NA AULA DE COMÉRCIO DE PORTUGAL EM 1765: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS COM A CONTABILIDADE ATUAL. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 6(3). https://doi.org/10.17524/repec.v6i3.286
Seção
Artigos