UMA ABORDAGEM EPISTEMOLÓGICA DA PESQUISA CONTÁBIL SOBRE BALANÇO SOCIAL E DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v1i2.10Palavras-chave:
Metodologia, Pesquisa, Balanço Social, DVAResumo
O crescimento no número de instituições de ensino superior e pós-graduação traz a expectativa de aumento no número de publicações de trabalhos técnico-científicos. Assim surge a preocupação com relação aos aspectos metodológicos e às técnicas das pesquisas. Neste sentido objetiva-se verificar as metodologias e técnicas aplicadas nas pesquisas em Contabilidade sobre os temas Balanço Social e DVA, publicadas no período de 1997 a 2005 pelos programas de pós-graduação (teses e dissertações) e revistas nacionais na área contábil. Para o desenvolvimento desta pesquisa, procedeu-se a um levantamento bibliográfico e a uma pesquisa documental, na qual foi aplicada a análise de conteúdo. Pôde-se concluir, entre outras observações, que a abordagem metodológica empírica e a positivista não foram encontradas nas pesquisas, enquanto que a fenomenológico-hermenêutica foi observada em 3%, as sistêmicas foram verificadas em 6,5%, as crítico-dialéticas em 35,5%, as funcionalistas em 26% e outras em 29% das pesquisas analisadas. Percebeu-se também que o uso de técnicas de pesquisas é maior entre as dissertações do que entre os artigos. No que se refere aos artigos, 56% não atenderam aos requisitos de relatório-técnico-científico.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.