UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O NÍVEL DE CONHECIMENTO E OBSERVÂNCIA DA APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE EM ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v1i2.11Palavras-chave:
Princípios Contábeis, Educação Continuada, Qualidade da InformaçãoResumo
A Contabilidade como ciência social aplicada tem função de suma importância no mundo dos negócios, pois dela se espera a produção de informações que possam subsidiar os seus usuários na tomada de decisões com o menor risco possível. Diante disso, estapesquisa teve por finalidade verificar se as teorias relacionadas aos Princípios Fundamentais de Contabilidade - PFC -, alicerce da Contabilidade, estão sendo aplicadas corretamente nos escritórios de Contabilidade da cidade de Cacoal, RO, tendo como objetivos, além do aprendizado científico, saber sobre o nível de conhecimento dos contabilistas em relação aos PFC e ocorrência de infrações e penalidades de ordem fiscal, tributária ou ética desencadeadas em relação às suas práticas, sobre o perfil dos profissionais responsáveis quanto ao grau de escolaridade e busca de educação continuada e, ainda, saber como tal conduta pode refletir na qualidade das informações prestadas aos seus usuários. Metodologicamente a pesquisa realizada caracteriza-se por bibliográfica e de campo, de caráter exploratório, descritivo e explicativo, com aplicação do método dedutivo e instrumento de coleta semi-estruturado e técnica não probabilística intencional. Com base nos resultados, foi possível concluir que os profissionais de Contabilidade da cidade de Cacoal têm buscado novos conhecimentos na área contábil e afins, incentivando também seus funcionários neste sentido, acreditando que, assim, podem minimizar falhas e melhorar a satisfação dos clientes quanto às informações produzidas. Quanto aos PFCs, demonstraram razoável conhecimento e há baixa incidência de penalidades sofridas relacionadas aos mesmos, o que não dispensa a necessidade de estudos mais aprofundados.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.