Perícia contábil: uma ferramenta de combate ao crime organizado

Autores

  • Idalberto José das Neves Júnior Universidade Católica de Brasília
  • Evandro Marcos de Souza Moreira Universidade Católica de Brasília - UCB

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v5i0.169

Palavras-chave:

Perícia Contábil, Laudo Pericial Contábil, Lavagem de Dinheiro, Crime Organizado.

Resumo

No Brasil e no mundo, devido principalmente à ausência do Estado no cumprimento do seu papel de garantidor da lei e da ordem, as organizações criminosas cresceram significativamente, e as suas ações passaram a ocorrer de formas planejadas e estratégicas. Para combatê-las e reprimi-las, a Perícia Contábil, materializada nos laudos periciais elaborados pelos peritos criminalistas, surge como importante ferramenta de Inteligência. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi identificar a relevância da Perícia Contábil como meio de prova para a solução de controvérsias relativas ao crime organizado. Para tanto, houve a realização de pesquisa de campo por meio de questionário aplicado aos Delegados, Escrivães e Agentes de Polícia das divisões da Diretoria de Combate ao Crime organizado – DCOR do Departamento de Polícia Federal. Também, houve a utilização de técnicas de estatística multivariada de análise de cluster para o estudo dos registros (K-Means clusters do software SPSS), que resultou na formação de dois agrupamentos. Considerando a pesquisa de campo e o referencial teórico, verificou-se que a Perícia Contábil, no limite de suas atribuições, é um relevante meio de prova para a solução de controvérsias relativas ao crime organizado.

Biografia do Autor

Idalberto José das Neves Júnior, Universidade Católica de Brasília

Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação. Professor e Assessor Pedagógico do Curso de Ciências Contábeis da UCB. Gerente de Divisão da Diretoria de Controladoria do Banco do Brasil.

Evandro Marcos de Souza Moreira, Universidade Católica de Brasília - UCB

Bacharelado em Ciências Contábeis pela UCB.

Downloads

Publicado

16-11-2011

Como Citar

Neves Júnior, I. J. das, & Moreira, E. M. de S. (2011). Perícia contábil: uma ferramenta de combate ao crime organizado. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 5. https://doi.org/10.17524/repec.v5i0.169