PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE SALVADOR (BA) SOBRE OS CONCEITOS RELEVANTES DA TEORIA DA CONTABILIDADE

Autores

  • Raimundo Nonato Lima Filho Universidade Federal da Bahia
  • Adriano Leal Bruni Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v6i2.176

Palavras-chave:

Teoria da Contabilidade, Conceitos Contábeis Relevantes, Ensino de Contabilidade.

Resumo

Um domínio apropriado dos conceitos básicos da Contabilidade e uma análise das suas características são essenciais para o desenvolvimento da Teoria Contábil. O processo de tomada de decisões financeiras exige o conhecimento de valores econômicos adequados, o que se torna cada vez mais demandado pelos usuários da Contabilidade. Este trabalho, portanto, buscou aferir a compreensão de alguns termos explorados no contexto da disciplina Teoria da Contabilidade, tais como ativos, passivos, goodwill, receitas, despesas, ganhos e perdas. Examinou-se uma amostra composta por 591 alunos matriculados em cursos de Ciências Contábeis que já haviam frequentado a disciplina Teoria da Contabilidade em instituições de ensino superior localizadas na cidade de Salvador (BA). A análise dos resultados por meio de uma regressão logística indica que a relação desempenho do discente e titulação do docente é mais significativa que a relação desempenho do discente e tipo da IES, contudo, de forma geral, conceitos superficiais sobre os tópicos tratados nesse trabalho foram citados em todos os níveis. Os resultados evidenciaram, em geral, falhas na compreensão de conceitos contábeis relevantes para a formação do aluno, refletindo majoritariamente uma visão superada ou, no mínimo, conservadora. Quando comparados por tipo de instituição de ensino, os resultados indicam que estudantes de instituições públicas possuem melhor domínio dos conceitos considerados neste estudo. A compreensão melhora um pouco mais quando a titulação do docente evolui de especialista para mestre e deste para doutor.

Biografia do Autor

Raimundo Nonato Lima Filho, Universidade Federal da Bahia

Doutorando em Administração (UFBA) Mestre em Contabilidade (UFBA) Professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Adriano Leal Bruni, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Administração (USP) Professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Publicado

28-06-2012

Como Citar

Lima Filho, R. N., & Bruni, A. L. (2012). PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE SALVADOR (BA) SOBRE OS CONCEITOS RELEVANTES DA TEORIA DA CONTABILIDADE. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 6(2). https://doi.org/10.17524/repec.v6i2.176

Edição

Seção

Artigos