Os Modos Regulatórios e suas Relações entre os Estudantes de Ciências Contábeis

Autores

  • Valter da Silva Faia Universidade Estadual de Maringá
  • Juliana Almeida Trevisan Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v12i4.1846

Palavras-chave:

Modos regulatórios, Ciências Contábeis, Desempenho acadêmico, Expectativas profissionais.

Resumo

Objetivo: Baseado na teoria dos Modos Regulatórios, de Kruglanski, Thompson, Higgins, Atash, Pierro, Shah e Spiegel (2000) os indivíduos apresentam duas funções de autorregulação. A função de locomoção corresponde à forte orientação para a ação. A função de avaliação corresponde à capacidade de avaliação crítica dos meios e dos fins. Neste estudo, buscou-se associar os modos regulatórios dos alunos com aspectos da formação profissional no curso de graduação em Ciências Contábeis, como a satisfação com o curso, o desempenho acadêmico e aspectos da carreira profissional.

Método: Um levantamento foi realizado com 94 alunos de um curso de graduação em Ciências Contábeis. Após realizados os testes de validade e confiabilidade das escalas, adotou-se o teste de Correlação, de Pearson, para análise dos resultados.

Resultados: O modo regulatório de locomoção dos alunos se associou positivamente com a satisfação e o desempenho no curso. O perfil de locomoção também apresentou associação positiva com a intenção de atuar, profissionalmente, na área contábil, especialmente em oportunidades que valorizam a conquista de experiências profissionais, a satisfação pessoal e a promoção por meio de planos de carreira.

Contribuições: Os resultados sugerem que alunos com perfil de locomoção (vs. avaliação) experenciam um ajuste regulatório e são mais adequados ao curso de Ciências Contábeis.

Biografia do Autor

Valter da Silva Faia, Universidade Estadual de Maringá

Professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá.

Publicado

14-12-2018

Como Citar

Faia, V. da S., & Trevisan, J. A. (2018). Os Modos Regulatórios e suas Relações entre os Estudantes de Ciências Contábeis. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 12(4). https://doi.org/10.17524/repec.v12i4.1846

Edição

Seção

Artigos