ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS CONHECIMENTOS DESENVOLVIDOS NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE E O PERFIL DO CONTADOR EXIGIDO PELO MERCADO DE TRABALHO: UMA PESQUISA DE CAMPO SOBRE EDUCAÇÃO CONTÁBIL
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v2i1.19Palavras-chave:
Perfil do Contador, Educação em Contabilidade, Evolução da Profissão Contábil, Conhecimentos Específicos em ContabilidadeResumo
O objetivo deste estudo é verificar se os conhecimentos adquiridos pelos estudantes no curso de graduação em Ciências Contábeis atendem aos requisitos do mercado de trabalho do profissional contábil na cidade de São Paulo. Com esse intuito, foi desenvolvido um questionário para investigar os perfis do profissional contábil em termos de conhecimentos específicos. O questionário foi aplicado em uma amostra de 120 formandos de quatro Instituições de Ensino Superior (IESs) da cidade de São Paulo e a 31 profissionais com cargo de chefia de grandes empresas. Os perfis identificados nas IESs foram comparados com o perfil obtido nas empresas e, por meio de testes estatísticos, foi possível identificar em quais áreas de conhecimento esses requisitos foram atendidos e em quais havia discrepâncias. Há clara percepção de que os perfis profissionais em termos de conhecimentos específicos tratados durante a graduação variam de instituição para instituição e dessas para o perfil exigido pelas empresas, pois, mesmo se tratando de um mesmo tema, a Contabilidade e as suas diferentes aplicações e os objetivos de cada um desses "players" demonstram-se divergentes.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.