ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS CONHECIMENTOS DESENVOLVIDOS NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE E O PERFIL DO CONTADOR EXIGIDO PELO MERCADO DE TRABALHO: UMA PESQUISA DE CAMPO SOBRE EDUCAÇÃO CONTÁBIL

Autores

  • Vinícius Sucupira de Alencar Machado FEA/USP
  • Silvia Pereira de Castro Casa Nova FEA/USP

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v2i1.19

Palavras-chave:

Perfil do Contador, Educação em Contabilidade, Evolução da Profissão Contábil, Conhecimentos Específicos em Contabilidade

Resumo

O objetivo deste estudo é verificar se os conhecimentos adquiridos pelos estudantes no curso de graduação em Ciências Contábeis atendem aos requisitos do mercado de trabalho do profissional contábil na cidade de São Paulo. Com esse intuito, foi desenvolvido um questionário para investigar os perfis do profissional contábil em termos de conhecimentos específicos. O questionário foi aplicado em uma amostra de 120 formandos de quatro Instituições de Ensino Superior (IESs) da cidade de São Paulo e a 31 profissionais com cargo de chefia de grandes empresas. Os perfis identificados nas IESs foram comparados com o perfil obtido nas empresas e, por meio de testes estatísticos, foi possível identificar em quais áreas de conhecimento esses requisitos foram atendidos e em quais havia discrepâncias. Há clara percepção de que os perfis profissionais em termos de conhecimentos específicos tratados durante a graduação variam de instituição para instituição e dessas para o perfil exigido pelas empresas, pois, mesmo se tratando de um mesmo tema, a Contabilidade e as suas diferentes aplicações e os objetivos de cada um desses "players" demonstram-se divergentes.

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Publicado

14-04-2009

Como Citar

Machado, V. S. de A., & Castro Casa Nova, S. P. de. (2009). ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS CONHECIMENTOS DESENVOLVIDOS NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE E O PERFIL DO CONTADOR EXIGIDO PELO MERCADO DE TRABALHO: UMA PESQUISA DE CAMPO SOBRE EDUCAÇÃO CONTÁBIL. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 2(1), 1–28. https://doi.org/10.17524/repec.v2i1.19

Edição

Seção

Artigos