Percepções das Barreiras de Difusão da Pesquisa Gerencial por Pesquisadores e Profissionais
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v13i3.1986Resumo
Objetivo: Verificar em qual barreira de difusão a pesquisa em contabilidade gerencial no Brasil se encontra, na percepção de pesquisadores e profissionais de contabilidade. Estudos aferem que as investigações têm se dedicado a temas destoantes das necessidades organizacionais. Método: Trata-se de uma survey com abordagem quantitativa. Coletaram-se dados por meio de questionário eletrônico enviado a professores e membros dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC) considerando a acessibilidade. Para análise dos dados, utilizou-se o software SPSS, estatística descritiva e análise fatorial confirmatória. Resultados: Verificou-se que a pesquisa está demasiadamente isolada da prática. E é unânime, para ambos grupos, a percepção da necessidade de que as pesquisas se apropriem das problematizações advindas da prática. Nenhuma fase é totalmente responsável pela imposição de barreiras entre a teoria e a prática. Entretanto, a fase da tradução possui o maior potencial para aumentar o gap entre pesquisa acadêmica e prática. Contribuições: Contribui para o debate a respeito da relevância da pesquisa acadêmica e a prática em contabilidade gerencial, fornecendo evidências em relação à natureza, extensão e difusão da percepção dos pesquisadores e profissionais de contabilidade, representados por membros do CRC.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.