Estimativas contábeis e qualidade do lucro: análise setorial no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v4i2.200Palavras-chave:
Earnings Quality, Accruals, Lucro Líquido, Fluxo de Caixa das Operações, Setores EconômicosResumo
Diversos estudos vêm sendo realizados no exterior e mais recentemente, no Brasil, no sentido de se compreender melhor o comportamento e as relações existentes entre accruals, lucro líquido, fluxos de caixa e a qualidade dos lucros contábeis. Devido a sua utilidade para os mais diversos fins, o lucro e sua qualidade como parâmetro de mensuração de desempenho têm recebido cada vez mais atenção por parte dos usuários das informações contábeis. Assim, o presente estudo tem como finalidade analisar os accruals, como proxy para a qualidade do lucro, dos diversos setores da economia brasileira e verificar o impacto causado pelos accruals setoriais na percepção do mercado. Para tanto, foram formuladas e testadas, por meio de estudo empírico-análitico, duas hipóteses de pesquisas. A amostra foi constituída de séries históricas de variáveis contábeis e preços das ações, no período de 2003 a 2006, de 133 empresas listadas na Bovespa, de oito setores. Os resultados obtidos mostram que os níveis de accruals são diferentes para alguns setores da economia brasileira e que o mercado reage negativamente às variações nos níveis de accruals para a maior parte dos setores analisados. Contudo, não foi encontrada significância estatística nessa relação.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.