Docência universitária: uma análise das disciplinas na área da formação pedagógica oferecidas pelos programas de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v4i2.202Palavras-chave:
Ensino, Contabilidade, Pós-Graduação, DidáticaResumo
O presente estudo tem como tema a docência universitária no âmbito do ensino de Contabilidade. É investigada a formação pedagógica oferecida pelos programas de pós-graduação stricto sensu mediante disciplinas relacionadas ao ensino. Trata-se de um estudo descritivo realizado por meio de uma pesquisa documental na base de dados da Capes, relativo às avaliações dos programas de Mestrado e Doutorado no ano de 2006. Verificou-se que entre os dezoito Programas de Mestrado e os três de Doutorado existentes no Brasil, em 2008, em apenas dois (Mestrados) existe a obrigatoriedade de se cursar disciplinas didático-pedagógicas, os quais apresentam as menores cargas horárias. Entre as três dimensões da Didática evidenciadas por Candau et al. (2005), foi constatado que a dimensão técnica é a que mais aparece nas ementas das disciplinas. Foi percebida ausência da dimensão humana na análise dos conteúdos ementados. As relações envolvendo professor e aluno, o apoio a discentes com dificuldades, a afetividade em sala de aula, a emocionalidade e o aluno como sujeito do processo ensino/aprendizagem não aparecem nas ementas. A dimensão sociopolítica aparece em determinados momentos, mas a preocupação está centrada em questões institucionais (currículo e legislação sobre ensino superior).Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.