DIFICULDADES E PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SEGUNDO O PERFIL SOCIOEDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v7i1.241Palavras-chave:
Estudante de Ciências Contábeis, Ensino de Contabilidade, Perfil socioeducacional, Dificuldades percebidas, Perspectivas profissionais.Resumo
Este estudo tem como foco principal compreender os aspectos existenciais precedentes ao ingresso na universidade e se dá pelo delineamento do perfil socioeducacional dos estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Para alcançar tal intento, executa-se um estudo acerca dos aspectos inerentes à formação e à definição profissional exigidas pelo mercado de trabalho, permeadas pela ênfase nas dificuldades percebidas, decorrentes da formação socioeducacional do estudante. De forma complementar a esta pesquisa, investigam-se as aspirações profissionais do estudante, delineadas em conjunto com o perfil socioeducacional, durante sua formação como indivíduo, e a manutenção, ou não, dessas perspectivas durante o período da universidade. Trata-se de estudo descritivo, por meio de levantamento e auxílio da estatística descritiva, X2 (qui-quadrado), Análise de Clusters e Análise Discriminante, que identificou a existência de dois grupos com perfis distintos entre os estudantes de Ciências Contábeis nas turmas investigadas. Esses grupos foram denominados “Grupo Ascensão”, uma vez que esses estudantes reúnem aspectos dos estratos sociais inferiores; e Grupo Manutenção, que reúne características dos estratos sociais com características mais elevados. As evidências a que chegou o estudo permitem concluir que os grupos têm dificuldades percebidas e perspectivas profissionais distintas entre si.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.