ESTRUTURAÇÃO DE UM MODELO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PARA A GESTÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Autores

  • Sandro César Bortoluzzi Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Marivânia Rufato da Silva Contadora na Contabilize – Contabilidade, Assessoria e Auditoria
  • Sandra Rolim Ensslin Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Leonardo Ensslin Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v7i1.248

Palavras-chave:

Desempenho, Ensino Superior, MCDA-C, Ciências Contábeis, SINAES.

Resumo

Na análise da literatura, percebe-se a necessidade de se estruturar um modelo de Avaliação de Desempenho voltado à gestão interna de cursos superiores. Nesse contexto, o objetivo do trabalho consiste em estruturar um modelo de Avaliação de Desempenho para o curso de Ciências Contábeis da Universidade Tecnológica Federal do Paraná que integre as perspectivas da avaliação interna e da externa por meio da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C). Para atender aos objetivos da pesquisa, foi realizado um estudo exploratório, com aplicação de um estudo de caso. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa em toda a estruturação do modelo. A partir do modelo estruturado, identificaram-se: (i) três grandes áreas que respondem pelo desempenho geral do curso: Ensino, Pesquisa e Extensão; (ii) oito Pontos de Vista Fundamentais, sendo quatro para a área ensino (corpo docente, infraestrutura, processos internos e grade curricular), dois para a área pesquisa (produção científica e divulgação científica) e dois para a área extensão (projetos externos e parcerias externas); e (iii) 84 indicadores de desempenho a serem considerados na Avaliação de Desempenho desse contexto. Dessa forma, conclui-se que foi possível estruturar um modelo de avaliação para atender às particularidades do curso de Ciências Contábeis.

Biografia do Autor

Sandro César Bortoluzzi, Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Mestre em Contabilidade (UFSC)

Marivânia Rufato da Silva, Contadora na Contabilize – Contabilidade, Assessoria e Auditoria

Especialista em Gestão Contábil e Financeira (UTFPR)

Sandra Rolim Ensslin, Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Engenharia de Produção (UFSC)

Leonardo Ensslin, Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Pós-doutorado em Engenharia de Produção (Lancaster University)

Publicado

30-03-2013

Como Citar

Bortoluzzi, S. C., da Silva, M. R., Ensslin, S. R., & Ensslin, L. (2013). ESTRUTURAÇÃO DE UM MODELO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PARA A GESTÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 7(1). https://doi.org/10.17524/repec.v7i1.248

Edição

Seção

Artigos