Interdisciplinaridade no curso de Ciências Contábeis: os desafios e as possibilidades de aprender e ensinar a partir de uma experiência

Autores

  • Gilberto José Miranda FEA/USP
  • Edvalda Araújo Leal PUC/SP
  • Cintia Rodrigues Medeiros FGV/EAESP

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v4i3.249

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Ensino. Contabilidade.

Resumo

A interdisciplinaridade tem sido amplamente discutida na contemporaneidade como forma de minimizar a fragmentação que caracteriza a construção do conhecimento e o próprio ensino na atualidade. Este estudo teve como propósito identificar desafios e possibilidades de aprender e ensinar com a prática interdisciplinar a partir da experiência dos estudantes e docentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia no projeto “Práticas Interdisciplinares”. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso. Ao analisar os resultados, verificou-se que os discentes apontam como principais os seguintes desafios e possibilidades: a integração dos conteúdos; a avaliação de trabalhos interdisciplinares; o tempo hábil para desenvolvimento de todas as etapas; a capacidade de trabalhar em equipe; a capacidade de falar em público; a realização de pesquisas; e a comunicação e a aplicação prática dos conteúdos. Os docentes apontam como principais desafios e possibilidades: maior integração entre os professores; maior capacidade de trabalho em grupo por parte dos discentes; fortalecimento da relação teoria-prática; fortalecimento da relação ensino-pesquisa; formação de professores para a prática da interdisciplinaridade; e valorização de disciplinas que não fazem parte no núcleo profissional da Contabilidade.

Biografia do Autor

Gilberto José Miranda, FEA/USP

Professor Assistente na FACIC/UFU. Graduado em Ciências Contábeis, Especialização em Controladoria e Finanças e Especialização em Docência na Educação Superior, Mestrado em Administração de Empresas (FAGEN/UFU) e Doutorando em Ciências Contábeis (FEA/USP)

Edvalda Araújo Leal, PUC/SP

Professora Assistente na FACIC/UFU. Graduado em Ciências Contábeis, Especialização em Contabilidade e Controladoria, Mestrado em Ciências Contábeis (PUC/SP) e Doutoranda em Administração (FGV/SP)

Cintia Rodrigues Medeiros, FGV/EAESP

Mestre em Administração cursando Doutorado em Administração pela FGV/EAESP, Professora Assistente na Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia

Downloads

Publicado

20-12-2010

Como Citar

Miranda, G. J., Leal, E. A., & Medeiros, C. R. (2010). Interdisciplinaridade no curso de Ciências Contábeis: os desafios e as possibilidades de aprender e ensinar a partir de uma experiência. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 4(3), 1–22. https://doi.org/10.17524/repec.v4i3.249

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)