UTILIZAÇÃO DE METAS DE DESEMPENHO LIGADAS À TAXA DE EVASÃO ESCOLAR NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v2i2.25Palavras-chave:
Evasão Escolar, Ensino Superior, Avaliação de DesempenhoResumo
A evasão escolar é apurada e acompanhada como indicador de desempenho em muitas instituições de ensino. Este artigo tem o objetivo de abordar os problemas e os riscos relacionados à utilização do índice de evasão escolar como meta para avaliação de desempenho institucional no contexto do ensino superior público, e propor formas para percepção da questão conforme a natureza das suas causas. Quanto a sua natureza, a pesquisa é classificada como aplicada, com uma abordagem baseada no método qualitativo. Os resultados atingidos decorrem da apresentação de considerações que permitiram, entre outros aspectos: (a) caracterizar diferenças de contexto para análise da evasão no ensino superior; (b) alertar sobre os riscos institucionais de se adotar o índice de evasão escolar com pressupostos simplistas para análise; e (c) propor uma forma para percepção da questão da evasão que identifica e separa os fatores entre controláveis e não controláveis. Com base nas distinções apresentadas, constata-se que para gerenciar a evasão escolar deve-se, inicialmente, dimensionar a expressividade dos fatores motivadores da evasão que estão "fora do controle" institucional. Nesse sentido, foi proposto um ajuste metodológico no indicador de evasão escolar.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.