CARACTERÍSTICAS DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE: UMA ANÁLISE DAS UNIVERSIDADES DOS PAÍSES DE LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Donizete Reina Universidade Federal de Santa Catarina
  • Diane Rossi Maximiano Reina Universidade Federal de Santa Catarina
  • Harley Almeida Soares Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sandra Rolim Ensslin Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v6i3.278

Palavras-chave:

Mestrado em Contabilidade, Programa de Pós-Graduação, Determinantes de Formação, Países de Língua Inglesa,

Resumo

A literatura aponta uma carência de professores na área de Contabilidade. Para alguns pesquisadores, essa carência está relacionada ao alto preço a se pagar para a realização de uma pós-graduação na área. Segundo a American Accounting Association (AAA), os programas de pós-graduação, precisam ser mais atrativos, menos estressantes, inclusive com redução de custos para o aluno. Assim, o objetivo deste estudo é mapear as características relacionadas ao processo seletivo, ao curso ofertado e aos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Contabilidade nas universidades situadas em países cujo idioma oficial é a língua inglesa. Esta pesquisa classifica-se como descritiva, de natureza teórica-conceitual, com abordagem qualitativa. O estudo adota fonte secundária de coleta de dados e possui lógica indutiva. Os principais resultados evidenciam: em relação às características do processo seletivo nos Estados Unidos, 71% dos programas analisados solicitam de seus candidatos conhecimentos em Contabilidade, Finanças, Economia, Tributos, Estatística e Matemática; 75% das universidades australiana requerem o TOEFL; 20% requerem o G.P.A; e 10% requerem o GMAT; nenhuma universidade canadense solicita carta de recomendação; quanto ao curso ofertado, 88% das instituições que ofertam Mestrado em Contabilidade têm como foco melhorar a qualificação profissional dos contadores; na Austrália, 30% dos programas são de 18 meses; já no Canadá 66% dos programas; e 50% na Nova Zelândia possuem o período máximo de 2 anos para o término do curso. No que diz respeito aos requisitos para a obtenção do título, 82% das universidades exigem uma quantidade entre 4 e 9 disciplinas obrigatórias, entre outros resultados. Conclui-se que os cursos de mestrado oferecidos nos Estados Unidos e Reino Unido são relativamente mais exigentes em relação aos requisitos de formação do mestre em Contabilidade do que nos outros países da amostra.

Publicado

19-06-2012

Como Citar

Reina, D., Reina, D. R. M., Silva, H. A. S., & Ensslin, S. R. (2012). CARACTERÍSTICAS DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE: UMA ANÁLISE DAS UNIVERSIDADES DOS PAÍSES DE LÍNGUA INGLESA. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 6(3). https://doi.org/10.17524/repec.v6i3.278

Edição

Seção

Artigos