O Perfil Discente e o Desenvolvimento das Habilidades para Empregabilidade em Ambientes de Inovação

Autores

  • Alessandro Pereira Alves UFRRJ
  • Adriana Maria Procópio de Araújo Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v19.e3660

Palavras-chave:

Habilidades para Empregabilidade, Perfil Discente, Contabilidade, Tecnologia

Resumo

Objetivos: A pesquisa objetivou identificar as habilidades requeridas para contadores atuarem em ambientes de inovação, e analisar a relação entre o perfil discente e a predisposição para o desenvolvimento dessas habilidades.

Método: Os dados sobre as habilidades foram coletados de anúncios de empregos e de entrevistas com gestores. Para os dados sobre o perfil discente, foi aplicado um questionário obtendo 465 respostas. Para as análises foram realizados exames dos conteúdos dos anúncios e dos resultados dos roteiros de entrevistas, e aplicado um modelo de regressão linear múltipla para entender as relações entre as características dos estudantes e a predisposição para o desenvolvimento das habilidades.

Resultados: Os resultados demonstraram que as habilidades mais requeridas são comportamentais (interpessoais e intrapessoais), onde os discentes sinalizaram ter alta predisposição para o desenvolvimento das habilidades intrapessoais. Foi constatado que algumas características dos discentes impactam no nível de predisposição para o desenvolvimento das habilidades, explicando a relação com os perfis estado civil, gênero, turno de curso, atitude extrovertida e função de sensação.

Contribuições: O estudo apresenta contribuições significativas, pois fomenta o debate sobre o ensino com abordagem em habilidades para empregabilidade. Além disso, ao revelar a importância das habilidades e fornecer informações para o desenvolvimento do ensino, a pesquisa contribui para a formação de profissionais mais qualificados. Para empregadores, docentes e coordenadores, pode contribuir para o planejamento e para identificarem a necessidade de métodos de ensino que atenda a todos de diferentes formas.

 

Traduções deste artigo

Biografia do Autor

Alessandro Pereira Alves, UFRRJ

Possui graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), mestrado em CONTABILIDADE E CONTROLADORIA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), e doutorado em CONTABILIDADE E CONTROLADORIA pela Universidade de São Paulo (2024).

-É professor efetivo (Associado) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e pesquisa em contabilidade, contabilidade financeira/finanças, inovação tecnológica e contabilidade governamental. Ministrando aulas com foco em: elaboração e análise das demonstrações contábeis, normas internacionais de contabilidade e finanças.

-Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) - Contabilidade Contemporânea e Finanças, e Coordenador das linhas de pesquisas Contabilidade Financeira e Avaliação Patrimonial e Gestão Estratégica em Contabilidade. https://contabilidadeconte2.wixsite.com/ufrrj

-Participa como orientador das atividades acadêmicas "Laboratório Experimental de Pesquisa em Finanças - AA462", Seminário de TCC e Projeto de TCC.

-Foi chefe do Departamento no período de 2016 a 2018, vice-chefe de 2018 a 2019 e Vice-coordenador do curso de Ciências Contábeis do DCCF no período de 2014 a 2016.

Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Doutorado em Controladoria e Contabilidade - FEA/USP
Mestrado em Ciências Contábeis - FACC/UFRJ
Especialização em Gestão Tributária - PGGT/UFF
Graduação em Ciências Contábeis - FACC/UFRJ
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Contabilidade Financeira
Normas Internacionais de Contabilidade
Mensuração e Reconhecimento de Ativos e Passivos
Contabilidade Socio-ambiental
Gestão governamental
Gestão de Inovação Tecnológica

Adriana Maria Procópio de Araújo, Universidade de São Paulo

Professora Titular do Departamento de Contabilidade da USP-RP.

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Publicado

24-06-2025

Como Citar

Pereira Alves, A., & Maria Procópio de Araújo, A. (2025). O Perfil Discente e o Desenvolvimento das Habilidades para Empregabilidade em Ambientes de Inovação. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 19. https://doi.org/10.17524/repec.v19.e3660