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Authors

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v15i2.2823

Keywords:

Autobiografia, Pesquisa contábil, Pesquisa crítica, Trajetória acadêmica

Abstract

Objetivo: Os objetivos deste artigo são apresentar reflexões sobre os processos que levaram à constituição do meu habitus como pesquisador crítico em contabilidade, discutir os pressupostos da pesquisa crítica, contribuir para a compreensão do funcionamento da comunidade de pesquisadores(as) críticos(as) em contabilidade no Brasil e apontar desafios que essa comunidade enfrenta para estabelecer sua relevância no campo acadêmico brasileiro.

Método: Tendo por base teórica os conceitos de habitus e campo científico, desenvolvo uma narrativa autobiográfica sobre minha trajetória acadêmica, durante a qual tenho buscado desenvolver uma agenda de pesquisas críticas em contabilidade no Brasil.

Resultados: Elenco a rejeição epistemológica ao objetivismo e o comprometimento axiológico com alguma noção de justiça social como características definidoras da pesquisa crítica. Também aponto mecanismos de vigilância que, em minha percepção, contribuem para a manutenção da hegemonia do mainstream na pesquisa contábil brasileira: um acordo tácito pelo qual abordagens interpretativas e críticas limitam-se a temas periféricos no campo; um discurso da (in)competência; e a possibilidade de conversão de capital simbólico em capital econômico. Além disso, discuto algumas fragilidades que identifico na incipiente comunidade de pesquisadores(as) crítico(as) brasileira, tais como a falta de disposição para confrontar o mainstream, a baixa receptividade à crítica de si mesma e a falta de contato prévio com os referenciais teóricos comumente empregados na pesquisa crítica.

Contribuições: O artigo apresenta algumas das estratégias que tenho adotado em minha atuação como pesquisador crítico, e provoca a comunidade brasileira de pesquisadores(as) crítico(as) a reavaliar sua relação com o mainstream da pesquisa contábil.

Author Biography

Paulo Frederico Homero Junior, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Mestre e doutorando em controladoria e contabilidade pela FEA/USP

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Published

2021-07-01

How to Cite

Homero Junior, P. F. (2021). Português. Journal of Education and Research in Accounting (REPeC), 15(2). https://doi.org/10.17524/repec.v15i2.2823