Quem está ficando para trás? Uma década de evasão nos cursos brasileiros de graduação em Administração de Empresas e Ciências Contábeis

Autores

  • Jacqueline Veneroso Alves da Cunha Professora Adjunta na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Márcia Martins Mendes De Luca Professora Associada na Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima Professor Associado na Universidade de São Paulo (USP)
  • Edgard Bruno Cornacchione Jr. Professor Titular na Universidade de São Paulo (USP)
  • Ernani Ott Professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v9i2.1141

Palavras-chave:

Evasão, Ensino Superior Brasileiro, Cursos de Ciências Contábeis e Administração de Empresas.

Resumo

A evasão em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas está associada com perdas sociais, acadêmicas e econômicas consideráveis. Essas perdas afetam toda a sociedade, já que os cidadãos pagam, direta ou indiretamente, pela sua própria educação e a dos seus familiares. O principal objetivo deste estudo foi analisar o comportamento de evasão dos estudantes matriculados nos cursos de graduação em Administração de Empresas e Ciências Contábeis em IES brasileiras entre 2001 e 2010. As taxas de evasão foram pesquisadas por tipo de IES e correlacionadas com o percentual de estudantes que concluíram os seus cursos dentro do prazo ideal. As hipóteses foram testadas com o teste ANOVA, e as variáveis foram submetidas à análise de correspondência simples e múltipla. As estatísticas descritivas mostraram níveis mais altos de evasão nos cursos de Administração de Empresas do que em Ciências Contábeis, porém em níveis gerais mais baixos quando comparados com a literatura. O índice de prazo ideal de conclusão do curso foi maior para Ciências Contábeis, embora não significativamente. Menos de um quarto dos estudantes concluíram os seus cursos dentro do período esperado de cinco anos. Em geral, as conclusões indicam que os cursos de Ciências Contábeis têm taxas menores de evasão nas universidades e nos centros universitários, enquanto os cursos de Administração de Empresas têm taxas maiores de evasão nas faculdades, escolas, institutos e centros de ensino tecnológico. Os resultados deste estudo não pretendem ser uma generalização, mas representam padrões observados dentro das classificações adotadas no estudo.

Biografia do Autor

Jacqueline Veneroso Alves da Cunha, Professora Adjunta na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo

Márcia Martins Mendes De Luca, Professora Associada na Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Contabilidade pela Universidade de São Paulo

Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima, Professor Associado na Universidade de São Paulo (USP)

Livre Docente em Contabilidade na Universidade de São Paulo

Edgard Bruno Cornacchione Jr., Professor Titular na Universidade de São Paulo (USP)

Livre Docente em Contabilidade na Universidade de São Paulo

Ernani Ott, Professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de Deusto, Espanha

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Publicado

28-06-2015

Como Citar

Cunha, J. V. A. da, De Luca, M. M. M., Lima, G. A. S. F. de, Cornacchione Jr., E. B., & Ott, E. (2015). Quem está ficando para trás? Uma década de evasão nos cursos brasileiros de graduação em Administração de Empresas e Ciências Contábeis. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 9(2). https://doi.org/10.17524/repec.v9i2.1141

Edição

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