Percepções sobre o ensino da contabilidade introdutória para não contadores: a perspectiva dos discentes das universidades federais do estado do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v3i3.102Palavras-chave:
Ensino, Contabilidade, Cursos de Graduação.Resumo
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de Administração e Economia mencionam que esses cursos deverão contemplar o conteúdo de Contabilidade em sua grade curricular. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objeto de estudo a disciplina de Contabilidade Introdutória (CI) e pretende-se avaliá-la, tendo em vista as percepções dos discentes não contadores. Além disso, objetiva-se fazer associações entre os cursos pesquisados com seus aspectos metodológicos. Para tanto, utilizou-se a estratégia metodológica de levantamento ou survey por meio de questionário estruturado, com questões fechadas, o qual foi aplicado aos discentes matriculados, no primeiro semestre de 2008, na disciplina de CI dos cursos de graduação em Administração, Economia, bem como de outros cursos que ofereçam essa disciplina, das Universidades Federais do Rio Grande do Sul. Na amostra, que representa 63,81% da população, empregou-se o teste Qui-quadrado, Análise de Correspondência Simples e Múltipla (ANACOR e HOMALS) para verificar a relação entre categorias e variáveis. Os resultados sinalizam que a insatisfação com a aprendizagem e a ausência de motivação entre os discentes pode estar associada à abordagem dada pelos docentes, visto que coincidem justamente com o docente relacionado à discordância relativa à organização dada ao conteúdo. Por conseguinte, os objetivos de aprendizagem não foram alcançados e não houve compreensão em relação aos conceitos básicos da Contabilidade. Logo, esses discentes responderam que o conteúdo da disciplina é de difícil entendimento. Todavia, os discentes de Administração e Economia percebem a relevância desse conteúdo para a sua formação, enquanto os discentes de outros cursos discordam totalmente, discordam dessa questão ou são indiferentes a ela.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.