As NICSPs e a Contabilidade Governamental de Países em Desenvolvimento

Autores

  • James L. Chan Universidade de Illinois em Chicago,

DOI:

https://doi.org/10.17524/repec.v4i1.145

Palavras-chave:

Países em Desenvolvimento, Construção de Capacidade Institucional, Reforma da Contabilidade Governamental, Normas Internacionais de Contabilidade para o Setor Público (NICSPs), Regime de Competência.

Resumo

Com o objetivo de alcançarem metas socioeconômicas ambiciosas, países em desenvolvimento precisam desenvolver capacidade institucional no setor público para estabelecer e implementar políticas públicas, as quais, por sua vez, prescindem de uma reforma na sua contabilidade governamental. O valor social da reforma na contabilidade governamental repousa, portanto, na sua contribuição para as metas de desenvolvimento, inclusive de redução da pobreza. Essa fundamentação tem conduzido os doadores e os financiadores internacionais e multilaterais a endossar as Normas Internacionais de Contabilidade para o Setor Público (NICSPs) e a sua adoção em países em desenvolvimento. A ênfase em assegurar a integridade financeira e a mudança para o regime de competência pode tornar as NICSPs mais úteis na reforma da contabilidade pública em países em desenvolvimento.

Biografia do Autor

James L. Chan, Universidade de Illinois em Chicago,

Formação: Ciência da Computação - Universidade Federal de Goiás

Downloads

Publicado

26-04-2010

Como Citar

Chan, J. L. (2010). As NICSPs e a Contabilidade Governamental de Países em Desenvolvimento. Revista De Educação E Pesquisa Em Contabilidade (REPeC), 4(1), 1–17. https://doi.org/10.17524/repec.v4i1.145

Edição

Seção

Artigos