Abordagens Metodológicas na área “Contabilidade para Usuários Externos” – EnANPAD: 2005-2006
DOI:
https://doi.org/10.17524/repec.v4i1.146Palavras-chave:
Educação Contábil, Abordagens Metodológicas, Avaliação de Pesquisas Contábeis, Ciências Contábeis.Resumo
O trabalho adota enfoque epistemológico a respeito da pesquisa sobre Contabilidade Financeira. São levantadas e caracterizadas as abordagens metodológicas empregadas nos trabalhos nos Encontros de 2005 e 2006 da ANPAD na subárea de Contabilidade para usuários externos. Trata-se, portanto, de amostra intencional e de oportunidade. Procede-se à análise de conteúdo dos trabalhos por meio da técnica de categorização (BARDIN, 2004); as dimensões, para tanto, são baseadas em plataforma teórica que define as principais abordagens metodológicas utilizadas nas ciências sociais, na linha de Gamboa (1987), Martins (1997) e Theóphilo (2004). Nesse sentido, é feito um relato dos aspectos conceituais sobre a abordagem metodológica nas ciências sociais. Os resultados da análise de conteúdo referenciada nas abordagens apontam para a predominância da abordagem empirista e da abordagem positivista, que dão o tom do estágio da pesquisa em Contabilidade Financeira nos trabalhos analisados. Todavia, também se observa que ainda é relevante a existência de estudos de cunho normativo, bem como de pesquisas sem o devido amadurecimento metodológico; também não se constatou, em quaisquer dos trabalhos, a especificação da abordagem adotada. Destaca-se, ainda, a predominância de artigos examinando as demonstrações contábeis; também se consideram os centros de pesquisa que originam os trabalhos, os quais se concentram em apenas quatro universidades do Centro-Sul (67% dos artigos). Por fim, realiza-se comparação dos resultados desta pesquisa com os resultados da tese de Theóphilo (2004). Do ponto de vista epistemológico, tanto o público acadêmico quanto o profissional da Contabilidade necessitarão ampliar a discussão em torno da pesquisa realizada na área é o que se infere da exploração ora realizada.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original.
b) Não cabe aos autores compensação financeira a qualquer título, por artigos ou resenhas publicados na REPeC.
c) Os artigos e resenhas publicados na REPeC são de responsabilidade exclusiva dos autores.
d) Após sua aprovação, os autores serão identificados em cada artigo, devendo informar à REPeC sua instituição de ensino/pesquisa de vínculo e seu endereço completo.